Uma revisão sistemática recente mostra que em média, cerca de 45,59% dos brasileiros apresenta algum tipo de dor crônica. As pesquisas mostram que 10% da população mundial é acometida por algum tipo de dor crônica. A fisiopatologia, ou seja, as alterações orgânicas que determinam a dor crônica, é extremamente complexa com alterações químicas e elétricas em todo nosso sistema nervoso que fazem com que os estímulos, dolorosos ou não, sejam ampliados no cérebro e percebidos como dor. Esta complexidade faz com que o tratamento da dor crônica seja muitas vezes ineficaz, frustrando tanto o paciente quanto o médico. Diante deste panorama, são necessárias novas pesquisas e novas opções terapêuticas para o controle adequado desta patologia.
Sistema Endocanabinoide é responsável pelo equilíbrio do organismo
O Sistema Endocanabinoide é responsável pelo equilíbrio do organismo, e está presente em todas as nossas células, tecidos, órgãos e sistemas. Em relação ao controle da dor não é diferente. Existem receptores endocanabinoides em todo sistema nervoso e no sistema musculoesquelético. Em situações em que existe uma dor crônica inflamatória e/ou por lesão ou disfunção do sistema nervoso, são liberados nossos endocanabinoides que vão atuar nestes locais para tentar restabelecer o equilíbrio.
Por ser um processo crônico e extremamente complexo, a nossa produção de endocanabinoides, nestes casos, não é suficiente e, o uso de fitocanabinóides, pode ser importante como medicação coadjuvante, para um controle adequado da doença que é a dor crônica.
É importante salientar que, como em todos os casos em que se indica o uso de fitocanabinóides como medicação coadjuvante, nas diferentes patologias crônicas, o paciente tem que ser refratário aos tratamentos convencionais ou ter efeitos colaterais que impeçam ajuste adequado da dose.
Outro ponto relevante é que a escolha do medicamento à base de Cannabis, deve ser feito por médico habilitado, com conhecimento aprofundado do nosso Sistema Endocanabinoide, da patologia a ser tratada e do perfil do paciente.
Desta forma, o Sistema Endocanabinoide pode representar um tratamento coadjuvante promissor neste tipo de doença que compromete a qualidade de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados que refletem o conteúdo sério e com rigor científico que trabalhamos em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações são responsabilidade dos colunistas. E a propriedade intelectual dos textos são de seus autores.
Cannabis e saúde da mulher com Dra. Maria Teresa Jacob
Confira abaixo a live que realizamos com a participação da médica anestesiologia com área de atuação em Dor; Acupuntura e Pós Graduação em Endocanabinologia e Cannabis Medicinal, Dra. Maria Teresa Rolim Jalbut Jacob (CRM: 41787/SP), para falar de endometriose, fibromialgia, dores oncológicas, cólica, menopausa e também saúde mental e sexual da mulher.