Um pesquisador dos EUA fez um levantamento de dados para identificar o quanto a regulamentação da Cannabis afeta o número de internações para tratar saúde mental. Os resultados indicaram que em estados com o uso adulto da planta regulamentado houve uma queda significativa nas buscas por internação para tratar a saúde mental.
Até o 1º semestre de 2023, 23 estados mais o Distrito de Columbia (onde fica a capital Washington) regulamentaram o uso não-medicinal da Cannabis, também chamado de uso recreativo ou adulto. Essas legislações, assim como o aumento no consumo da planta, fizeram os atendimentos ligados à saúde mental diminuir esses estados.
Cannabis reduzindo internações por saúde mental
O pesquisador Alberto Ortega (Universidade de Indiana, EUA), analisou dados do SAMHSA (Serviço de Abuso de Substâncias e Saúde Mental) de 2007 a 2019. Apenas em 2012 os primeiros estados regulamentaram o uso adulto da Cannabis, com as iniciativas de Colorado e Washington. Antes disso, em 1996, surgiu a primeira legislação estadual autorizando o uso medicinal da planta na Califórnia.
Após as análises, o cientista concluiu que “nos primeiros anos após a adoção de leis sobre o uso adulto da Cannabis pelos estados, houve redução de 37% nas admissões para tratamento mental. Os resultados são impulsionados por indivíduos com menos de 65 anos, negros e brancos”.
Ele completou que “uma vez que um estado tenha uma lei para Cannabis para uso adulto, há uma redução clara, imediata e estatisticamente significativa no total de admissões. O efeito se torna mais pronunciado com o passar do tempo”.
Impacto positivo da regulamentação
No entanto, ainda não é possível afirmar com clareza e precisão o que motivou essa redução de internações para saúde mental em estados que regulamentaram a Cannabis para uso adulto. O fato é que, nesses estados, o sistema público de saúde ganhou um alívio. Podemos supor que as pessoas estão se automedicando com o fitoterápico ao invés de medicação convencional. Nesse sentido, também poderíamos dizer que o uso adulto traga benefícios mais amplos para a saúde mental. Mas para sabermos mais detalhes, mais estudos são necessários.
Os benefícios da Cannabis podem contribuir para o tratamento de muitas condições ligadas à saúde mental. Insônia, estresse, ansiedade e depressão são exemplos de transtornos em que você pode encontrar resultados positivos, superiores aos da medicação convencional.
Portanto, se você deseja tratar algum desses transtornos de saúde mental com a Cannabis, é muito fácil. Primeiramente, você deve marcar uma consulta com um médico usando a nossa plataforma de agendamentos. Lá você encontra mais de 250 profissionais preparados para analisar o seu caso e recomendar o melhor caminho.