Preste atenção a esse convite: chamamos você para a “Live: Cannabis no Tratamento de Depressão”, que acontece hoje, dia 19, às 19h. Inscreva-se aqui!
Desta vez, nossa convidada é a psiquiatra Dra. Cíntia Braga (CRM: 65.260/MG), que irá compartilhar seu conhecimento sobre o potencial dos fitocanabinoides de diminuir o nível de depressão e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esta condição.
Segundo a Dra. Cintia, o potencial dos fitocanabinoides como o CBD e o THC, para tratar condições que impactam a saúde mental é revolucionário. Da mesma forma, a psiquiatra destaca a relevância da descoberta do sistema endocanabinoide:
“Como diz o Sidarta Ribeiro, a Cannabis está para a medicina do século XXI, assim como o antibiótico esteve para medicina do século XX. O sistema endocanabinoide é um alvo terapêutico muito vasto e, por isso, funciona para tanta coisa. Não é algo aleatório, é ciência, pois existe o sistema endocanabinoide e esta regulação que ele faz. E, principalmente, nas aplicações da saúde mental, nós vemos que o sistema endocanabinoide faz toda a diferença. Além disso, os fitocanabinoides interagem com muitos outros sistemas, como, por exemplo o sistema serotoninérgico. Então, é muito valioso”, afirma.
“Live: Cannabis no Tratamento de Depressão”
Então, inscreva-se aqui e ative abaixo a notificação da transmissão em nosso YouTube.
Nossas lives do portal Cannabis & Saúde acontecem às quartas-feiras, às 19h, com transmissão por YouTube, Facebook e LinkedIn. Esperamos você!
Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental frequente. E em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com esse transtorno.
Por outro lado, na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão. Com números tão relevantes, é imprescindível que os tratamentos com produtos à base de Cannabis conquistem cada vez mais adeptos, devido a suas potencialidades, baixos efeitos colaterais e segurança no uso.
Igualmente, a Cannabis atua no sistema endocanabinoide, realizando um papel importante na regulação do humor, além de atuar em sintomas que podem ser coadjuvantes na depressão, como insônia, ansiedade, estresse e irritabilidade.
Saiba tudo durante a “Live: Cannabis no Tratamento de Depressão”
Nesta prévia da “Live: Cannabis no Tratamento de Depressão”, com a Dra. Cintia, selecionamos cinco pontos importantes sobre a depressão:
- Doença mental comum – A depressão é uma doença mental comum, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela não discrimina idade, sexo ou status social. Pessoas de todas as idades, origens e condições podem ser afetadas pela depressão.
- Sintomas variados – A depressão pode se manifestar de diferentes maneiras, em pessoas diferentes. Alguns dos sintomas mais comuns incluem tristeza persistente, perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas, alterações no apetite e no sono, fadiga, baixa autoestima, dificuldade de concentração e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio. No entanto, cada pessoa pode apresentar uma combinação única de sintomas.
- Fatores de risco – A depressão pode ser desencadeada por uma combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e ambientais. Histórico familiar de depressão, eventos estressantes da vida, doenças físicas, desequilíbrios químicos no cérebro e abuso de substâncias são alguns dos fatores de risco conhecidos.
- Tratamento eficaz – A depressão é tratável, e muitas pessoas encontram alívio significativo dos sintomas por meio de uma combinação de abordagens terapêuticas. O tratamento pode envolver psicoterapia, medicação antidepressiva, produtos à base de Cannabis, mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares e melhorias na alimentação, além de apoio social e educacional.
- Importância do apoio – O apoio social e emocional é fundamental para as pessoas que sofrem de depressão. O estigma em torno da doença mental muitas vezes dificulta que as pessoas busquem ajuda. Oferecer apoio, compreensão e empatia pode fazer uma grande diferença na vida de alguém com depressão, além de encorajá-las a procurar o tratamento necessário.
Comprovações científicas dos benefícios da Cannabis para tratar a depressão
Há cada vez mais evidências de que a Cannabis é eficaz no tratamento da depressão, impactando a qualidade de vida, melhorando o sono e o humor de quem sofre desta condição.
É o que confirma o estudo Antidepressant and Anxiolytic Effects of Medicinal Cannabis Use in an Observational Trial. Realizado em 2021, a pesquisa mostra que o uso de produtos com fitocanabinoides foi associado com autorrelato de menor nível de depressão, maior qualidade de sono, qualidade de vida e menos dor.
- “Live: Cannabis no Tratamento de Depressão” com a Dra. Cintia Braga
- Inscreva-se aqui!
- Hoje, quarta-feira, dia 19, às 19h.
- A live será transmitida em nosso Youtube, Facebook e Linkedin.
Quer iniciar um tratamento com cannabis?
Nós conectamos você com mais de 250 médicos e dentistas que prescrevem Cannabis e estão disponíveis para consultas, através da plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.
Acesse agora, escolha a especialidade que melhor atende a sua condição, e agende sua consulta!