Leonardo Bruzzo Varandas, aos 37 anos, já havia desistido de lutar contra a enxaqueca. “Fazia uns dez anos mais ou menos que eu tinha muita dor de cabeça. Um quadro de enxaqueca que dava vertigem e atrapalhava muito a minha vida.”
“Passei por diversos tratamentos convencionais, com neurocirurgiões, chá, vários tipos de remédios diferentes e a enxaqueca nunca passou. Deixei para lá. Eu já tinha aceitado que eu teria que viver com a enxaqueca.”
O custo era alto. “No trabalho, muitas vezes eu tinha que cancelar alguma reunião porque estava com enxaqueca. Sou coordenador de projetos em Tecnologia da Informação, fico bastante no computador, e tinha dificuldade de enxergar a tela.”
“Muitas vezes eu tinha que cancelar reunião, sair mais cedo, me medicar e ficar no escuro até a dor de cabeça passar porque a claridade me incomodava. Chegava a tomar uma cartela de Cefaliv por semana e, muitas vezes, nem passava a dor.”
Benefício colateral na enxaqueca
Com o tempo, a qualidade de sono começou a piorar e sentiu que estava cada vez mais ansioso e reativo às circunstâncias, muitas vezes com agressividade. Por esses motivos, em meados de 2022, decidiu buscar um psiquiatra e marcou uma consulta com Eduardo Perin.
“Comecei a contar sobre os sintomas e fui diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva (TPOC). Com isso, ele me receitou o canabidiol.”
“É interessante que eu comecei a tomar o canabidiol para a ansiedade e para o TPOC e faz um ano que eu não sei mais o que é enxaqueca ou insônia. Acabou servindo para tratar sintomas que eu não estava buscando.”
“Eu tinha enxaqueca pelo menos uma vez por semana. Aí eu percebi que se passaram duas semanas e não tive enxaqueca. Passou um mês e nada. ‘Será que está ligado ao CBD?’ E passaram mais semanas. ‘Com certeza!’ Estava com uma cartela de comprimido e, no segundo mês, tinha tomado só um.”
Ansiedade melhorou 90%
Logo, se percebeu mais tranquilo. “No trânsito, levava uma fechada e ficava discutindo. Com a Cannabis, deixava tudo bem. Estava mais resiliente. Meu relacionamento mudou também, inclusive na parte sexual. Aumentou a libido. A ansiedade melhorou 90%. Está me deixando mais focado no trabalho.”
“Acho que estava tudo ligado à ansiedade. Então melhorou e começou a trazer diversos benefícios juntos. Coisas que eu nem estava mais procurando resolver. A Cannabis só trouxe benefícios para a minha qualidade de vida e me sinto com muita disposição.”
Diante dos próprios benefícios, Varandas espera que cada vez mais pessoas com indicação possa dar início ao tratamento canabinoide. “O acesso melhorou muito, mas ainda precisa melhorar bastante. è preciso ter mais palestras, rodas de conversas, disseminação na mídia, porque ainda rola bastante preconceito.”
Agende sua consulta
Clique aqui para marcar uma consulta com o médico psiquiatra Eduardo Aliende Perin.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, é fácil e rápido dar início ao tratamento com Cannabis medicinal.
Com consultas a partir de R$ 200, você pode selecionar entre um dos mais de 250 profissionais da saúde, entre médicos e dentistas, com experiência na prescrição e acompanhamento do tratamento com os fitocanabinoides.