A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com Instituto Dalla Cannabis, vai realizar o curso de extensão Endocanabinologia para profissionais da saúde. Uma formação abrangente sobre o uso medicinal da Cannabis com direito a certificado.
Você pode se inscrever no curso e ver quem são os professores acessando esse link. As inscrições vão até o dia 30/6 e as aulas começam no dia 3 de julho, não perca a data! A UFSC, a primeira instituição de ensino com autorização para cultivar a Cannabis, agora oferece esse curso que é totalmente online e é gratuito para estudantes e colaboradores da universidade. Os demais interessados devem pagar uma inscrição, que será revertida para programas de pesquisa da UFSC.
Lugar de Cannabis é na universidade
A maioria dos professores do curso de extensão são também professores na UFSC. E quem coordena essa formação é a farmacêutica-bioquímica Dalla Colleta, além de coordenadora-geral do curso de Endocanabinologia, ela é pesquisadora, coordenadora científica de outros eventos sobre a Cannabis, como o CICMED e integrante da Associação Brasileira das Farmácias Vivas.
Dalla ressaltou a importância do curso em preencher uma lacuna na formação dos profissionais da saúde.
“A universidade, ela tem vários cursos na área da saúde, assim como outras universidades, e nós estudamos todos os sistemas do corpo menos esse. Infelizmente, ele ainda não não está na grade da graduação. Então, um dos objetivos é fomentar o conhecimento sobre esse sistema tão importante. E uma outra coisa, voltado para profissionais da saúde, porque não tiveram na faculdade então vão ter a oportunidade de ter nesse curso de extensão. ”
A coordenadora-geral do curso de extensão Endocanabinologia para profissionais de saúde também destacou que é uma formação abrangente, que mostra outras formas de tratar os pacientes com auxílio do sistema endocanabinoide.
“Não é só conhecer, é saber como trabalhar com ele. Quando a gente fala em modular o sistema endocanabinoide, a primeira coisa que nos vem na cabeça é a nossa amada plantinha, né? Mas ela não é a única quem faz isso. Inclusive, existem algumas técnicas que nem precisa administrar algum medicamento, algum produto, nada. São técnicas que ajudam a modular esse sistema também.”
Programação do curso
O programa do curso vai alcançar os mais amplos temas pertinentes ao uso medicinal da Cannabis, com uma equipe de professores reconhecidos pela sua atuação no Brasil. Em uma carga horária que chega a 90 horas de aula divididas em 8 módulos, os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o sistema endocanabinoide, a planta e como a interação entre essas duas partes acontece. Os módulos abrangem uma gama de tópicos, incluindo farmacologia dos canabinoides, aplicações clínicas e bem-estar.
A Cannabis está transformando a prática médica, no entanto profissionais de outras áreas também são impactados pelo uso dos canabinoides na medicina. Assim, trabalhadores das áreas da psicologia, enfermagem, fisioterapia, direito e tantas outras estão convidados para fazer o curso.
Dalla lembrou que mesmo nas atividades que não têm a prerrogativa de prescrever, entender o funcionamento do sistema endocanabinoide e dos produtos com Cannabis é importante.
“Então, não é porque a gente não prescreve que a gente não tem que ter conhecimento. Como o farmacêutico confere prescrição, confere as coisas que o médico faz. O Enfermeiro é um profissional que está muito próximo ao médico também, pode fazer essa conexão essa ponte e realmente orientar, então, o paciente. São outros profissionais que estão ligados à Cannabis de outras formas e se tiver interesse pode participar, não tem problema.”
UFSC e Cannabis
Poucas instituições de ensino no país estão tão próximas da planta do que a UFSC. Por lá, um dos professores do curso de Endocanabinologia e também de Veterinária, Erik Amazonas, coordena um cultivo de Cannabis autorizado pela justiça.
Além disso, a universidade catarinense também possui um laboratório que pesquisa os efeitos dos canabinoides em atletas. A partir desse laboratório, surgiu a startup Cannabisports focada no desenvolvimento de produtos para esse público.
Se você quer aprender mais sobre o uso medicinal dos canabinoides, porém não quer se comprometer com um curso formal, aqui no Cannabis & Saúde tem muito conteúdo para você. Acessando a nossa biblioteca virtual, você pode baixar alguns e-books gratuitos que falam sobre diversos aspectos dessa área tão promissora. Comece agora mesmo a aprender sobre esse tema.