Em primeiro lugar, a Dra. Paola Cubillos é um nome de referência na medicina canabinóide na América Latina. Atualmente, é a vice-presidente da Sociedade Interdisciplinar Latino-Americana de Cannabinologia – SLIC, desenvolve estudos científicos na área da Cannabis e é uma das palestrantes do Congresso Internacional de Cannabis Medicinal da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide.
Em sua exposição, a médica realizou um relato histórico de como os seres humanos usaram a Cannabis. Além disso, destacou a pesquisa, para entender quais são os efeitos fisiológicos da planta. Ainda avaliou quais podem ser os potenciais efeitos químicos que existem com os derivados da Cannabis em todo o mundo. Por fim, se referiu a alguns tipos especiais de estudos que estão sendo realizados internacionalmente no momento.
Pesquisas com CBD no Brasil
Em relação às pesquisas científicas sobre a Cannabis, Dra. Paola destacou o papel do Brasil no desenvolvimento de pesquisas com o uso do Canabidiol, o CBD. Principalmente, falou sobre condições neurológicas e de saúde mental.
Pesquisas com canabinoides no mundo
Além das pesquisas brasileiras, o cenário internacional de investigações científicas sobre o uso da Cannabis também está em franco desenvolvimento:
“Neste momento, muitos estudos do tipo de registro observacional estão sendo realizados internacionalmente, nos quais um grande número de pacientes é acompanhado ao longo do tempo e são observadas quais as mudanças nos sintomas que podem estar associados ao uso de Cannabis. De fato, isso é conhecido como evidência para o mundo real (real world evidence). Frequentemente, isso acontece em vários países, como nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e na Austrália. Eles ajudam um pouco a preencher algumas das lacunas nas evidências que existem. E esse tipo de pesquisa tem identificado muitas descobertas interessantes. Ao mesmo tempo, estão sendo realizados estudos mais rigorosos e controlados, que irão gerar evidências mais fortes e resultados mais sólidos, para a incorporação de canabinoides no tratamento de diferentes doenças. Esses tipos de encontros são essenciais para que tudo fique mais científico. Da mesma forma, contribuem para ter mais pontos de vista clínicos”, explicou.
A importância das evidências científicas sobre o potencial da Cannabis na área da saúde
Neste sentido, Dra. Paola também destacou que é imprescindível que a sociedade esteja ciente das evidências científicas do potencial da Cannabis em tratamentos de saúde. Por exemplo, para tratar a dor crônica, doenças neurológicas e de saúde mental.
Outra reflexão da Dra. Paola é sobre a percepção negativa que ainda possa existir sobre a planta. Ela afirmou ainda, que apenas com pesquisas científicas será possível romper o estigma.
“A Cannabis é ilegal há tanto tempo, que, definitivamente, afetou a percepção das pessoas e a comunidade médica não está isenta dessa visão negativa. Assim, quanto mais evidências trouxermos à mesa, quanto mais discussões sérias e científicas, mais avançaremos no uso clínico desses produtos. Devemos estar cientes do estado das evidências e pesquisas recentes, para implementar com confiança o uso de canabinoides em pacientes”, finalizou.
Agende sua consulta
Se você é paciente e quer tratar alguma condição com Cannabis, saiba que o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 250 médicos prescritores, com diversas especialidades, prontos para recomendar o melhor tratamento para o seu caso.