Hoje, dia 5 de maio, acontece o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, uma iniciativa que visa a promover a conscientização sobre a importância do uso adequado de medicamentos, para garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos prescritos aos pacientes.
Por isso, hoje, conversamos com o Dr. Vinicius Mesquita sobre os riscos à saúde do uso indiscriminado de medicamentos e da automedicação. Para ele, o uso excessivo de medicamentos é uma problemática nacional. Além disso, o problema é mais recorrente em idosos.
Mas como a Cannabis pode atuar minimizando o uso excessivo de medicamentos?
Primeiramente, a Cannabis tem ação sob o sistema endocanabinoide, que está em contato com outros sistemas. Por exemplo, com idosos, acontece muito a polifarmácia. “A Cannabis consegue reduzir queixas relevantes de pessoas que utilizam muitos remédios. Principalmente insônia, ansiedade e perda de apetite. Desta forma, estes sintomas diminuem com o uso de canabinoides”, explicou Dr. Vinicius.
Cannabinoides mais indicados
Entre os cannabinoides mais indicados como alternativa ao uso de muitos medicamentos, Dr. Vinicius destaca o Canabidiol, o CBD.
O Canabidiol tem as seguintes propriedades:
- Anticonvulsivantes: previne crises convulsivas e epiléticas;
- Anti-inflamatórias: combate inflamações diversas;
- Ansiolíticas: trata certos transtornos de ansiedade;
- Antitumorais: trata dor, náusea e outros sintomas de pacientes com câncer
Outro ponto relevante sobre o CBD são seus mínimos efeitos colaterais. “Até o momento, diria que a maior parte das interações são de efeitos colaterais positivos.Por exemplo, sonolência e relaxamento muscular são bem comuns. Na verdade, mesmo se encarado como efeito colateral, é possível manter o tratamento”, finaliza.
Veja a entrevista com Dr. Vínicius aqui em nosso YouTube:
Agende sua consulta com um profissional que entenda de Cannabis no Brasil
Se você tem interesse em fazer um tratamento com Cannabis medicinal, o primeiro passo é agendar uma consulta com um profissional com conhecimento para prescrever a planta. Aqui , na nossa plataforma de agendamento, você encontra mais de 250 profissionais que estudam e prescrevem Cannabis. Agende agora a sua consulta.