Desde muitos anos atrás, os cientistas tentam entender a relação entre psicose e o uso de Cannabis. De fato, a teoria de que o consumo da planta pode desencadear psicose em quem a consome é uma preocupação para médicos e pacientes em todas as partes do mundo.
Para esclarecer esse tema, um grupo com 23 cientistas de 10 países (incluindo um brasileiro) realizou o estudo Influence of Cannabis use on incidence of psychosis in people at clinical high risk (Influência do uso de Cannabis na incidência de psicose em pessoas com alto risco clínico, em traducão livre). Os resultados não encontraram relação entre o uso da planta e a transição para psicose.
O brasileiro que também assina o estudo é o professor e pesquisador Rodrigo Bressan, do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas, do departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Cannabis causa psicose?
A relação entre Cannabis e psicose é controversa desde o início do período em que a planta foi proibida. Um argumento que sustentou a proibição por muito tempo foi o de que o consumo da planta leva pessoas a desenvolverem o transtorno.
Hoje em dia, muitos países regulamentaram o uso medicinal da planta, levantando essa preocupação nos profissionais da saúde e também nos pacientes. No entanto, assim como o uso medicinal, os países também regulamentaram as pesquisas científicas sobre a Cannabis em universidades, o que possibilitou a realização desse estudo com mais de 300 pessoas com alto risco clínico de psicose.
Os participantes ficaram dois anos sob acompanhamento dos pesquisadores, que analisaram o uso de Cannabis desses indivíduos e também de um grupo controle saudável. Assim, 83,8% dos pacientes não desenvolveram psicose. Destes, 48,6% viram os sintomas de psicose diminuírem.
Consequentemente, os autores do estudo concluíram: “Não houve associação significativa entre qualquer medida de uso de Cannabis no início do estudo e transição para psicose, persistência de sintomas ou resultado funcional. Assim, esses achados contrastam com dados epidemiológicos que sugerem que o uso de Cannabis aumenta o risco de transtorno psicótico.”
O transtorno psicótico
Esse é um transtorno mental grave que afeta a percepção do paciente. Ele pode ser causado por algumas doenças, como a esquizofrenia, ou por algumas drogas, como o álcool, anfetaminas e cocaína.
Os principais sintomas da psicose são agitação, pensamento desorganizado, alucinações, delírios, mudanças bruscas de humor, confusão mental e insônia. Para ajudar quem precisa, preparamos esse artigo sobre os sintomas da psicose. Nele, você tem informações detalhadas de como identificar o transtorno em uma pessoa.
Nesse sentido, também trouxemos estudos que identificaram o CBD como uma alternativa de tratamento para estágios iniciais do transtorno psicótico.
No entanto, a recomendação de um médico é fundamental para ter um tratamento com segurança. Se você quer começar a usar a Cannabis para cuidar da saúde, o primeiro passo é marcar uma consulta com um profissional experiente no assunto. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode agendar com um dos nossos 250 médicos de diversas especialidades. Marque sua consulta!