Hoje acontece mais uma live imperdível do Portal Cannabis & Saúde, às 19h. O nosso convidado será o Dr. Felipe Neris Nora e nós vamos falar sobre o uso da Cannabis como terapia alternativa aos benzodiazepínicos.
Inscreva-se aqui na live “Uso da Cannabis como terapia alternativa aos benzodiazepínicos”
Os benzodiazepínicos constituem o grupo de psicotrópicos mais comumente utilizados na prática clínica, devido às suas quatro atividades principais:
- efeito sedativo (ansiolítico),
- efeito hipnótico (indução do sono),
- efeito anticonvulsivante
- relaxante muscular.
Mas estes remédios podem apresentar efeitos colaterais indesejados e gerar dependência.
Sabe aquele amigo que só dorme se toma um comprimido há anos? Mande o link desta live, pois o Dr. Felipe irá esclarecer como a Cannabis pode ser uma alternativa segura aos benzodiazepínicos. Até porque a própria bula dos benzodiazepínicos sugere que o uso aconteça por no máximo 3 a 6 semanas.
Nossa iniciativa terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Portal Cannabis & Saúde:
Quais condições são tratadas com o uso de fármacos benzodiazepínicos?
Normalmente, as principais condições que as ações dos benzodiazepínicos tratam são os transtornos de ansiedade, depressão, insônia e ataques de pânico. No entanto, estes remédios podem apresentar efeitos colaterais indesejados e gerar dependência.
Efeitos colaterais dos benzodiazepínicos
Os efeitos colaterais mais comuns dos benzodiazepínicos incluem sonolência, tontura, fraqueza muscular, problemas de coordenação e dificuldade de concentração. Esses sintomas podem afetar a capacidade de uma pessoa de realizar atividades diárias.
A Cannabis pode atuar trazendo benefícios, sem alterar a performance diária da pessoa. Da mesma forma, também não altera sua personalidade durante o dia a dia. Além disso, o uso prolongado de benzodiazepínicos pode levar à dependência física e psicológica.
Tolerância dos benzodiazepínicos: o risco do uso crônico
Os benzodiazepínicos podem gerar tolerância no organismo. Isto é um fenômeno neurofisiológico, chamado dessensibilização, que ocorre quando doses iguais às anteriores geram efeitos cada vez mais fracos.
Dimultaneamente, esta tolerância pode gerar justamente o efeito contrário dos medicamentos: como insônia, irritabilidade, déficit cognitivo e dores difusas.
Por esses motivos, os benzodiazepínicos devem ser prescritos com cautela e apenas por um período limitado de tempo. E é aqui que os canabinoides, como Canabidiol, surgem como uma excelente opção para quem quer largar os ansiolíticos. Além de possuir benefícios similares, não tem efeitos colaterais. Do mesmo modo, não provoca dependência.
Saiba tudo hoje na live do Portal Cannabis & Saúde com o médico Dr. Felipe Neris Nora, às 19 horas
Participe! Inscreva-se aqui.
Data: hoje, quarta-feira, 26/04
Hora: 19h (horário de Brasília)
A live será transmitida em nosso Youtube, Facebook e Linkedin.