A Cannabis é documentada na Medicina Chinesa há pelo menos 1800 anos. Atualmente, a utilização das sementes, “Huo Ma Ren”, em Pinyin, é frequentemente prescrita como um laxativo umidificante na MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Outras partes da planta, como a inflorescência feminina, o córtex e a folha, também foram descritas na Farmacopéia Chinesa, “Ben Cao”. Entretanto, ainda há discussões acadêmicas na literatura da MTC a respeito da nomenclatura, com termos como “Mafen”, “Mahua” e “Mabo”. Provavelmente, esses nomes correspondem às partes ricas em fitocanabinoides.
Alguns clínicos e autores modernos da Medicina Chinesa consideram que o sistema endocanabinoide humano está diretamente relacionado à visão chinesa sobre o Coração (Shen), devido ao papel desse órgão como “regulador soberano” na fisiologia da MTC. Quando olhamos pelo aspecto da Farmacologia Chinesa, o óleo de canabidiol penetra nos sistemas do Coração, Fígado e Baço. Além disso, possui sabor amargo distinto, levemente doce, e tem propriedade térmica neutra. Ainda sob a perspectiva da MTC, o CBD ancora a mente/espírito (Shen) e enraíza o Hun (aspecto psíquico ligado ao fígado). Por outro lado, regula o coração e o Qi do Fígado, consolida o Qi do Baço (foco, concentração), nutre o Yin/sangue e clareia o calor.
Integração entre Ocidente e Oriente
As possibilidades de associação entre a Cannabis Medicinal e outras ervas da MTC são inúmeras, podendo otimizar os resultados clínicos. O mesmo vale para as interações entre os fitocanabinoides e a Acupuntura, parte integrante dos 5 principais recursos clínicos da Medicina Chinesa.
Como Fisioterapeuta Clínico e Acupunturista, também especialista em Farmacologia e Medicina Interna Chinesa, vejo esse potencial se manifestar nos pacientes todos os dias. As “ciências” antigas e as modernas podem se aproximar, desde que exista compreensão profunda das duas visões. A separação Ocidente/Oriente é uma ilusão. Na verdade, ela só aparenta existir por desconhecimento da essência das coisas.
Aqui nesse espaço, vou trazer para vocês as possibilidades e os benefícios da Cannabis Medicinal dentro da Fisioterapia moderna e suas especialidades, além da integração desse conhecimento com a tradição da Medicina Chinesa.