Evento que acontece em João Pessoa (PB) prevê capacitação, visita técnica à cultivo e inauguração do Museu Brasileiro da Cannabis
A União Nacional das Associações da Cannabis Medicinal (UNACAM) promove, em João Pessoa (PB), a primeira semana de integração das entidades que atuam para garantir acesso ao óleo da planta. Entre os dias 24 e 29 de abril serão ministrados cursos, palestras e visitas técnicas com o objetivo de profissionalizar as associações que já trabalham com cultivo e extração do óleo da Cannabis para fins terapêuticos e medicinais. “Estamos trabalhando dia e noite. O evento está focado na capacitação das associações para que elas se profissionalizem e possam atender às exigências que já estão postas pela Anvisa. Quem quer trabalhar nessa área de medicamento não tem outro caminho”, ensina Cassiano Gomes, presidente da UNACAM e diretor-executivo da Abrace Esperança.
A programação do evento é extensa. Entre os temas que serão abordados estão: a dimensão das associações, o regulatório atual, capacitação jurídica, planejamento e gestão de cultivo, registro de documentos, cumprimento de boas práticas, gestão de software, administração laboratorial e liderança. “Estamos trazendo pessoas de peso que têm muito conhecimento em regulatório para tirar dúvidas. Ainda há muitos questionamentos imaturos de alguns gestores. Não adianta ficar patinando para identificar em qual RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) as associações serão encaixadas.
“Precisamos entender sobre rótulo, publicidade, manejo e todo arcabouço jurídico que trata sobre medicação. Afinal, estamos mexendo com remédio, temos que ter o mínimo de controle de qualidade. A ideia desse evento é fazer com que as associações ganhem tempo! E, quando a Anvisa chegar para fazer uma inspeção, a associação já estará bem encaminhada”, adianta Gomes.
O diretor-executivo da Abrace Esperança, que há 8 anos trabalha para fornecer o óleo extraído da Cannabis (para fins medicinais) e conta com mais de 40 mil associados, conta que a entidade serve de inspiração para demais organizações sem fins lucrativos e por isso acha importante multiplicar o conhecimento. “O Brasil é enorme. Há espaço para todos. Em pouco tempo vamos chegar a milhares de associações. É importante organizar o mercado. Isso é feito em qualquer outro comércio, seja de queijos ou vinhos. Há muitas associações fornecendo remédio sem controle de qualidade, o que pode prejudicar os pacientes. Isso queima o mercado”, avalia.
Além da parte de capacitação, as associações também terão a oportunidade de conhecer de perto o cultivo da Associação Abrace Esperança, o maior coletivo de pacientes da Cannabis no Brasil. Na visita técnica serão demonstradas técnicas de cultivo, manejo, clonagem, a rastreabilidade da produção e o laboratório da Associação. Atualmente, a Abrace possui quase 10 mil plantas em estado vegetativo e outras de 5 mil em floração. Com permissão da justiça, a Associação da Paraíba já chegou a produzir mais de 50 mil pés de Cannabis, contabilizando o total.
Ainda faz parte da programação, a inauguração do Museu Brasileiro da Cannabis. O acervo com peças de cânhamo e a história da planta vai estar permanentemente exposto no casarão histórico, no centro de João Pessoa. O espaço, que já foi a casa do ex-governador da Paraíba, José Maranhão, vai abrigar também uma experiência sensorial. A iniciativa é da Abrace Esperança.
Para completar, haverá a Marcha da Esperança – em defesa do uso medicinal da maconha, que segundo o Cassiano, será transmitida ao vivo com a cobertura da TV local. “Ainda vamos exibir o documentário, ‘A Planta’. Também escreveremos – em conjunto – uma carta que será entregue aos representantes da Anvisa e do Ministério Público. Alex Campos, diretor da Anvisa já confirmou presença. A Universidade Federal da Paraíba e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também. No final do encontro faremos uma eleição para escolher a cidade que vai sediar a segunda semana de integração das associações”, conclui Cassiano.
De acordo com a organização do evento, pelo menos 20 associações já confirmaram presença. O valor da inscrição é de R$ 300 reais e para associadas da UNACAM há descontos. Para saber mais e fazer a inscrição: