O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, disse, em encontro com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, que a instituição vai realizar estudos sobre o uso medicinal da Cannabis.
Valter lembrou que a UFS vai iniciar os trâmites na justiça para obter as autorizações necessárias para propor pesquisas utilizando óleo de Cannabis:
“Em breve, tendo a autorização da justiça, vamos promover estudos que demonstrem essa capacidade terapêutica do óleo medicinal oriundo da Cannabis, fomentando o desenvolvimento de novas possibilidades terapêuticas para diversas doenças. E é desta forma que a universidade cumpre o seu papel social para além da formação, fazendo uma transformação por meio da ciência.”
Universidade busca autorização judicial para pesquisar
Para conseguir essa autorização judicial, a UFS conta com o apoio jurídico da OAB de Sergipe, em particular do coordenador de Saúde Pública, Maurício Lobo. O advogado tem experiência em Habeas Corpus voltado para o cultivo de Cannabis e esteve no encontro com a Universidade Federal de Sergipe.
“Queremos dar a possibilidade dessa planta e desse extrato de poder chegar à universidade e confirmar que essa realmente é a planta que foi prescrita, que é realmente aquela que o paciente está fazendo a terapia e que está tendo uma melhora significativa no seu quadro, mas além disso, queremos poder dar a possibilidade à UFS de desenvolver outras pesquisas com esse material”
Por enquanto, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem autorização da justiça para cultivar e manipular a Cannabis para fins científicos. No entanto, Maurício Lobo pretende atuar para que a Federal de Sergipe também tenha essa permissão.
Maurício lembrou que para a pesquisa com a planta evoluir, é fundamental ter acesso às matérias-primas.
“a partir do momento que uma universidade federal tendo acesso a essas flores e a extratos pode contemplar a pesquisa, nós podemos avançar e qualificar a pesquisa, qualificando a posição do Brasil. Sabemos que o Brasil é o país que mais pesquisa sobre Cannabis no mundo e nós precisamos também avançar com uma regulamentação que permita que o Brasil possa ocupar um lugar de destaque.”
Sergipe tem projeto de lei sobre Cannabis
Não é a primeira vez que a Cannabis recebe atenção no estado. Menos de um mês antes do encontro na UFS, a capital do Sergipe, Aracaju, recebeu o AnandaMeet. Por lá, pesquisadores e profissionais da saúde debateram o uso medicinal da planta e as possibilidades que ela poderia trazer ao estado.
No dia 10/02 de 2023, primeiro dia do AnandaMeet, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou uma audiência pública sobre a política estadual de Cannabis. O debate aconteceu na esteira de um projeto de lei apresentado para a distribuição de produtos com canabinoides no estado pelo Sistema Único de Saúde.
Nesse sentido, Maurício Lobo lembrou que muitas áreas do conhecimento serão acionadas para a pesquisa com a Cannabis na UFS.
“A ideia do reitor era realmente criar um grupo de trabalho para envolver todas as áreas em que possa ser aplicada essa nova tecnologia. Desde a área da saúde, farmácia, bioquímica, como também a engenharia de materiais. Então, é preciso criar um grupo de trabalho para recepcionar essas amostras e fazer uma pesquisa de qualidade, de referência, produzindo ciência e, acima de tudo, botando uma luz e perspectiva para um grande mercado que há de ser aberto futuramente no Brasil.”
Enquanto não existe uma regulamentação a nível federal, os estados agem independentemente para abrir um caminho para a utilização da planta dentro da legalidade. Porém, você pode iniciar um tratamento com Cannabis legalmente e é muito fácil. Basta marcar uma consulta com um médico prescritor na nossa plataforma de agendamentos. Lá você encontra mais de 200 profissionais de diversas áreas que estão capacitados para te orientar.