O cuidado com a autoestima foi o que motivou Natalia Suzuki a optar pela medicina. Tudo começa ainda no início da adolescência, devido à insatisfação com o próprio corpo. “Eu não tinha nada de peito. Minhas amigas com uns 14 anos estão se desenvolvendo e eu nada. Diminuía muito minha autoestima.” acne
Observando o sofrimento de Nathalia, que deixava de participar de atividades com seus amigos por não se sentir dentro de um padrão, sua mãe lhe fez uma oferta. “Vou te dar o silicone de presente, mas só quando você passar na faculdade.”
“Logo, a minha irmã colocou silicone e lembro que vi a mudança nela. Não só física, mas a forma como se portava, as roupas que vestia, como ia para festas. Coisas que foram mexendo com a minha cabeça e pensei que mudou muito a vida dela e vai mudar a minha.”
“Eu quero causar esse impacto na vida das pessoas. Por esse motivo eu decidi que queria fazer medicina e, a princípio, cirurgia plástica.”
Até que passou no vestibular para medicina e, aos 18 anos, chegou sua hora de ser submetida à cirurgia para implantar o silicone. “Foi um pouco assustador. Eu nunca tinha feito nenhuma cirurgia e fui para o centro cirúrgico, com anestesia geral, dreno.”
“Aquilo me fez pensar se eu queria, de fato, viver em um centro cirúrgico. Se queria fazer mesmo essa especialização. Aí eu conheci a dermato e, com ela, eu consigo trabalhar a autoestima das pessoas, fazer elas se sentirem melhores, se verem mais bonitas, sem a necessidade de um procedimento invasivo.”
Acne e Cannabis
Formada em medicina, especialista em dermatologia, as preocupações de Suzuki mudaram. “Meu público é muito jovem. Meus pacientes têm entre 30 e 40 anos. A principal queixa e o que eu atendo é pele oleosa, acne da mulher adulta e rosácea.”
“A acne é uma doença multifatorial. Não dá para falar que é simplesmente pelo aumento de sebo, ou alteração da qualidade do sebo. Um paciente estressado tem a pele mais reativa.”
“É aí que entra a história da Cannabis. Conseguindo tratar, não só a pele, mas toda a a parte emocional envolvida, eu vejo que a gente consegue ter resultados muito melhores.”
“Eu achei muito interessante que vai tratar o estresse e a inflamação, então vai ajudar também na queda de cabelo. Na dor também. Os pacientes não vêm por conta disso, mas acabam falando que tem fibromialgia ou uma dor crônica que atrapalha na qualidade de vida. Associando a Cannabis, a gente acaba ajudando de diversas formas.”
Vários fatores da Acne
Por todos esses motivos, decidiu estudar a Cannabis, se aprofundar no sistema endocanabinoide, e oferecer essa alternativa aos seus pacientes. “Eu lembro que me marcou muito um caso de acne. Não queria tomar mais Roacutan, estava só com o tratamento tópico, laser, e nada melhorava.”
“Era um paciente muito ansioso, que tinha uma carga de trabalho muito pesada. Tinham vários fatores interferindo naquela acne. Quando a gente entrou com a Cannabis, teve uma melhora substancial, não só na pele, mas em toda aquela sobrecarga que sentia. Beneficiou de muitas maneiras.”
“Na queda de cabelo, tenho paciente que tentou diversos medicamentos, passou por vários tratamentos, e não teve resposta, com a Cannabis, se beneficiou e vi que melhorou a qualidade de vida mesmo. Para psoríase também, com bons resultados.“
Suzuki conquistou o principal aliado para cuidar da autoestima da população. “Na dermatologia, eu me sinto muito realizada. Consigo entregar um bom resultado para os seus pacientes, que ficam felizes e ficam satisfeitos. Notam essa melhora da autoestima.”
“A Cannabis está entrando aí para auxiliar ainda mais nessa combinação de tratamentos. Eu acho que a gente precisa propagar esse conhecimento para mais pessoas terem essa ciência de como ela pode auxiliar no tratamento dos nossos pacientes.”
Agende sua consulta
A profissional está em uma lista com mais de 200 médicos e dentistas com diversas especialidades que você pode acessar pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde.