O artista escocês Lewis Capaldi revelou em setembro de 2022 o seu diagnóstico de Síndrome de Tourette. E pela primeira vez durante seu show teve uma crise.
O público acolheu o artista e cantou o refrão da música “Someone You Loved”. Veja o momento registrado por uma fã:
Síndrome de Tourette: o diagnóstico de Lewis Capaldi e a nova bandeira do cantor
O cantor tem 26 anos e desde que assumiu a Síndrome de Tourette fala sobre a doença neurológica com o objetivo de conscientizar o público sobre a condição.
4 informações para saber sobre a Síndrome de Tourette
- A Síndrome de Tourette é uma condição neurológica que consiste em movimentos involuntários de músculos no rosto, pescoço, braços e pernas. O estímulo usual para estes movimentos é a interrupção brusca de uma atividade mental normal, como a repetição de uma palavra incómoda ou um movimento.
- Frequentemente o início dos sintomas da Síndrome de Tourette acontece na infância e na adolescência e se caracteriza pelos famosos tiques.
- Os tiques podem se apresentar de maneiras diferentes, tendo sua ocorrência em formas de crises. As intensidades e frequências variam e não estão necessariamente ligadas com problemas psicológicos.
- A Cannabis atua em tratamentos deste distúrbio. E pode trazer qualidade de vida aos pacientes. Segundo a médica Ana Gabriela Hounie, “A Cannabis é bastante eficaz nos tratamentos da Síndrome de Tourette. Existem vários casos de pacientes que se beneficiam muito com óleos”. A Dra. Hounie é uma referência em medicina canabinoide e também em tratamentos da Síndrome de Tourette.
O THC no tratamento da Síndrome de Tourette
Neste sentido, a Dra. Hounie explica a indicação do uso do THC como um componente eficaz da Cannabis para o tratamento em relação aos movimentos do corpo principalmente. O que poderia ser um tratamento útil para o caso do cantor.
“A Cannabis está reservada para os casos refratários que não respondem aos tratamentos tradicionais. Nesses casos, é indicado usar produtos que tenham THC. O THC é fundamental nos transtornos de movimento”, esclarece.
Estudos com THC para Tourette
Ainda sobre a utilização de óleos com o THC para tratar os tiques, o estudo “Delta 9-Tetrahydrocannabinol (THC) is Effective in the Treatment of Tics in Tourette Syndrome” é muito reconhecido e aponta para este potencial do tetrahidrocanabinol.
Realizado na Medical School Hannover, pela psiquiatra alemã Kirsten R. Müller-Vahl, o estudo indica a utilização do THC, tanto no tratamento dos tiques, quanto nas problemas comportamentais que podem acompanhar a síndrome.
“Existem vários casos que se beneficiam. Inclusive com óleos full spectrum. Ricos ricos em CBD e com 0,3% de THC. Muitas vezes esse tipo de produto já é suficiente para amenizar os tiques. E quando esse produto não é suficiente, a gente pode colocar um pouco mais de THC para ver se consegue uma resposta”, finaliza a Dra. Hounie.
Cannabis, Tourette e a @ticsluz
Além do cantor Lewis, quem também fala abertamente da condição é a brasileira Joyce Marques Luz.
A jovem viralizou nas redes sociais com seu perfil @ticsluz e os relatos cativantes sobre seu cotidiano com a Síndrome de Tourette. Ela faz tratamento com Cannabis. Especificamente com o óleo full spectrum: “Sinto bastante diferença com o tratamento. Eu uso o full spectrum. Melhorei significativamente, principalmente meus tiques, eles diminuíram bastante”, relatou para o Cannabis & Saúde.
Agende sua consulta
Se você conhece alguém com Síndrome de Tourette e está interessado no tratamento com o uso de substâncias canabinoides, clique aqui e agende já a sua consulta com um médico experiente em terapia canabinoide.