A Semana da Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária começa amanhã de maneira virtual e segue até 2 de março. A iniciativa promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) Cannabis Medicinal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).
Os encontros irão acontecer sempre a partir das 19h. Para participar é imprescindível realizar inscrição prévia.
- Dia 28/2 acontece a palestra “História da Cannabis Medicinal e o contexto atual na Medicina Veterinária”, com o membro do GT do CRMV-SP, Stelio Pacca Loureiro Luna.
- Já no dia 1/3, a integrante do GT do Cannabis Medicinal do CRMV-RJ, Magda Alves de Medeiros abordará o tema “Sistema endocannabinóide e a saúde dos animais”.
- Dia 2 de março, acontece a mesa-redonda “Aspectos e perspectivas regulatórias do uso da cannabis na Medicina Veterinária”, com a coordenadora técnica médica-veterinária do CRMV-SP, Anne Pierre Helzel, e a coordenadora de Registro e Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/Mapa), a médica-veterinária Isabela Maria Alves de Ávila.
Produtos à base de Cannabis para saúde animal
Segundo informou o CRMV-SP, o Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, “já está aceitando o pedido de registro inicial de produtos à base de canabidiol”.
Neste sentido, a representante do Mapa, a médica-veterinária Isabela Maria Alves de Ávila afirmou que o Ministério está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para saber mais sobre a Semana da Cannabis Medicinal na Medicina Veterinária clique aqui.
Cannabis para a saúde animal
Além do uso de tratamentos para humanos, a Cannabis pode ser útil para a saúde animal devido ao seu poder anti-inflamatório. E também destaca-se a segurança comprovada cientificamente do uso da planta. Porém a situação atual em relação às prescrições de tratamentos com canabinoides para animais ainda não está definida no Brasil.
Sistema endocanabinoide em cachorros e gatos
Essencialmente já foi observado a presença do sistema endocanabinoide na grande maioria dos animais vertebrados, entre eles cães, gatos, cavalos e aves.
Neste sentido, o relatório “Cannabis no Mercado PET”, da Kaya Mind, destaca os potenciais terapêuticos da Cannabis para animais e indica que “a quantidade de publicações em periódicos científicos em torno do uso de Cannabis para fins veterinários vem aumentando, o que mostra o crescente interesse pelo assunto e a relevância desse tema”.
Procurando por um médico prescritor de Cannabis medicinal? Clique aqui e agende sua consulta.