Mais farmácias podem vender Cannabis no Uruguai. Recentemente, o IRCCA, Instituto de Regulação e Controle de Cannabis, autorizou mais locais para a venda: atualmente no país 38 farmácias podem vender flores in natura para uruguaios previamente cadastrados.
Farmácias não querem divulgar informações
Mesmo com mais farmácias autorizadas, muitas destas farmácias não querem que suas informações sejam listadas no site da agência governamental de Cannabis. Pois temem sofrer algum tipo de banimento por parte dos bancos. A alternativa é realizar a venda apenas com dinheiro efetivo.
Bloqueio financeiro evita o crescimento exponencial da Cannabis no Uruguai
Basicamente todas as filiais de bancos que operam no Uruguai tem sede nos Estados Unidos. Logo, estes bancos não podem operar valores que se relacionam com a planta. Pois embora mais da metade dos estados americanos tenham a Cannabis regulamentada, não há ainda lei federal nos EUA. E no Uruguai mesmo com todos os controles de cultivo e venda da planta que o país exerce, ainda existe esta limitação de operação.
Em sua fala no evento Delta9 Cannabis, a uruguaia Mercedes Ponce de Leon, fundadora da Expo Cannabis explica está lógica.
Cannabis com mais THC bateu recorde de vendas no Uruguai
Em dezembro, no Uruguai, a Junta Nacional de Drogas registrou recorde de vendas de um item sem relação com o Natal: Cannabis com alto teor de THC. A variedade Gamma, uma nova variedade de Cannabis com 15% de THC, chegou às prateleiras das farmácias uruguaias no dia 21 de dezembro. Já no dia 22 registraram o recorde de vendas: 17,5 kg em um dia. As vendas da Gamma representaram 90% das vendas naquele dia.