A Cannabis é para você vegano ou vegana! Cresce a cada ano o número de adeptos do vegetarianismo e do veganismo no Brasil, a última pesquisa sobre isso aconteceu em 2018 e contabilizou 30 milhões de brasileiros vegetarianos. Dentre eles, cerca de 7 milhões são veganos, ou seja, não consomem nada que tenha origem animal.
Também aumenta no nosso país a quantidade de pessoas se tratando com Cannabis, assim como a variedade dos produtos disponíveis para essas terapias. Para as pessoas que são veganas ou vegetarianas, mostramos que não precisam mudar sua filosofia de vida caso queiram aderir à terapia com canabinoides.
Óleos para uso oral sem produtos animais
No geral, os produtos com derivados da Cannabis para tratamentos da saúde atendem ao consumidor vegano. Os óleos para uso oral são, geralmente, preparados com extrato da planta de Cannabis junto a outro óleo de origem vegetal.
Os canabinoides não se diluem na água, por isso é necessário algum meio gorduroso ou alcoólico para transportar esses compostos até as nossas células. Frequentemente, os laboratórios optam por usar um óleo feito a partir do óleo de côco chamado de triglicerídeos de cadeia média (MCT na sigla em inglês).
Portanto, veganos e veganas, os tratamentos para a saúde com Cannabis são livres de sofrimento animal.
Já os comestíveis de Cannabis variam e há opções veganas de balas de goma disponíveis.
Testes em animais
No entanto, se hoje nós temos comprovações científicas sobre os benefícios que a Cannabis traz para a nossa saúde, testes com animais foram necessários. Os estudos que comprovam a eficácia e segurança da planta para diversas condições de saúde são realizados, em determinada etapa, com animais em laboratório.
Para quem é vegano, é um mau sinal. Porém, não é um procedimento diferente para a elaboração de vacinas e outros medicamentos, tão necessários para a nossa saúde.
Cosméticos e alimentos
Por enquanto, os cosméticos e produtos de beleza com Cannabis são proibidos no Brasil. Por outro lado, nos países que já permitem esse tipo de item, há opções nas áreas de skin care, maquiagens, shampoos e condicionadores.
Na alimentação, a Cannabis pode colaborar com uma dieta à base de plantas. As sementes de Cannabis são ricas em elementos essenciais para a nossa saúde e são uma fonte de proteína vegetal. Elas podem ser usadas para a produção de farinhas, leites e, consequentemente, uma quantidade incontável de receitas.
No entanto, é importante lembrar que para iniciar um tratamento com Cannabis é fundamental ter a orientação de um profissional da saúde. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos nossos 200 médicos prescritores e começar já a cuidar da sua saúde com o auxílio dessa planta.