O Uruguai enviou mais de 450 kg de flores secas de Cannabis para os EUA, esta foi a maior transação da planta envolvendo os dois países. O carregamento, que vale cerca de U$2,5 milhões, é de flores de cânhamo ricas em CBD e com baixo teor de THC (menos de 0,3%).
O paisito regulamentou a Cannabis há quase 10 anos, em 2013, e ocupa papel de destaque na cadeia global de valor envolvendo a planta. Depois de exportar para países como Suíça, Alemanha e Canadá, agora os uruguaios enviam remessa recorde para os EUA.
Cannabis virou commodity no Uruguai
O anúncio da transação foi feito pela CEND, a empresa de comércio internacional que foi responsável pela logística do carregamento de Cannabis que saiu do Uruguai rumo aos EUA. No comunicado, o grupo diz que “concluímos com sucesso o primeiro embarque de Cannabis legal com baixo teor de THC (ou cânhamo) do Uruguai para os Estados Unidos. Esta remessa de mais de 1.000 libras (453 kg) marca um momento significativo na jornada rumo à legalização mundial da Cannabis e destaca o compromisso do CEND em apoiar o crescimento da indústria.”
O Uruguai já se tornou um país exportador de Cannabis dentro legalidade. Com mais de 450 hectares de fazendas de Cannabis, o Uruguai já vê o retorno da regulamentação feita em 2013. Ano passado, foram 167 novas licenças para cultivo e a tendência é que venham mais ainda esse ano.
Aqui no Brasil, a Anvisa já autorizou pacientes a importarem flores uruguaias para tratamentos de saúde, seguindo a Resolução RDC 660. Assim como nos EUA, são flores de cânhamo com baixo teor de THC.
Exportações para uso medicinal
Por enquanto, as exportações uruguaias de Cannabis para os EUA estão voltadas para o uso medicinal da planta. Assim, elas devem chegar aos consumidores de centenas de estados americanos na forma de flores secas in natura ou kief (tricomas que se soltaram das flores).
Você também pode usar a Cannabis com fins medicinais aqui no Brasil. Para isso, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor na nossa plataforma de agendamentos, são mais de 200 profissionais capacitados para te orientar.