O Expo Center Norte, em São Paulo, recebeu entre os dias 25 e 28 de janeiro o CIOSP, um dos maiores congressos de odontologia do mundo. O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo contou com 60 cursos, divididos em onze temas, ministrados por renomados profissionais do Brasil e do exterior.
Se nenhum desses 60 cursos se dedicou ao sistema endocanabinoide e à aplicação dos fitocanabinoides na odontologia, a expectativa é que o panorama comece a mudar no ano que vem.
Pelo menos entre os mais de 250 expositores que dividiram os 56 mil m² de feira, a Cannabis já marcou presença em palestras. Um exemplo é do cirurgião dentista Guilherme Martins, no estande das faculdades Mandic São Leopoldo, onde coordena o novo curso de especialização em odontologia canabinoide.
“Nova fronteira”
Na sexta-feira (27), foi a vez do presidente do Grupo de Trabalho de Canabinoides do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), João Paulo Tanganeli, falar sobre o uso de medicamentos fitoterápicos à base de Cannabis sativa nos atendimentos odontológicos no estande do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
”A Cannabis é uma nova fronteira. Assim como foi com o laser, muitas portas abertas começam ainda sem muitas evidências, mas que a gente imagina que vá ter muito em breve”, disse Tanganeli em entrevista ao portal Cannabis & Saúde.
“É claro que é muito específico. A procura grande é do profissional que trabalha com dor, mas na sequência já se começa a falar em saúde periodontal, cicatrização, no efeito anti-inflamatório.”
Pioneiros
Pela primeira vez, uma empresa de Cannabis medicinal manteve um estande durante o CIOSP. O objetivo da Endogen, recém lançada healthtech de Cannabis medicinal criada pela união da Zion MedPharma e Tegra Pharma, foi fomentar o interesse dos cerca de 60 mil profissionais que frequentaram o evento em seus quatro dias.
“Trouxemos informações em várias palestras com o desafio de estimular uma comunidade de dentistas prescritores. É um caminho que começa agora e a gente está muito curioso para saber como vai ser a adesão dos dentistas. Essa é um pouco da incógnita, mas é também uma oportunidade que estamos abraçando com força total”, afirmou o diretor executivo de negócios da Endogen, Lukas Fisher.
Para a vice-presidente executiva e P&D de Produtos da Tegra Pharma, Ana Gabriela Baptista, a perspectiva é otimista. “Não imaginava que o pessoal da odontologia fosse ter tanto interesse, tanta vontade de conhecer. A gente ter pela primeira vez um estande de Cannabis dentro desse grande evento de odontologia, me deixa muito feliz”, disse.
Amanhã vai ser maior
“Eu acredito que no próximo CIOSP a Cannabis vai ser muito mais falada, até porque o próprio público tem muito interesse. É uma nova possibilidade para os dentistas, com um leque muito grande de atuação clínica e terapêutica”, continuou Baptista.
Uma opinião compartilhada por Endy Lacet, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (Sbocan), e que, assim como Ana Gabriela Baptista, palestrou no estande da Endogen.
“O CIOSP é um dos maiores congressos de odontologia que a gente tem. Estar aqui, falando sobre as possibilidades de tratamento com Cannabis medicinal, é muito importante pois muitas pessoas não tem o conhecimento de que a Cannabis auxilia em tantas patologias.”
“Agora a gente está pequenininho. Um estande só, mas que está tendo procura, estão todos curiosos, e a gente almeja que nas próximas edições, a gente consiga falar sobre Cannabis de uma forma mais aberta, com cursos e capacitação dos profissionais, para que seja uma realidade também no consultório dos profissionais que estão aqui com a gente.”
Agende sua consulta
Você pode marcar uma consulta agora mesmo com um dentista com experiência na prescrição de Cannabis medicinal. Basta clicar aqui e optar pelo profissional de sua preferência.
Pela plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você pode entrar em contato com mais de 200 profissionais da saúde, entre dentistas e médicos de diversas especialidades, e dar início ao tratamento canabinoide.