Um dos maiores eventos de odontologia do mundo, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) teve início nesta quarta-feira (25). Comemorando sua 40ª edição, o congresso tem participação gratuita e vai até o próximo sábado (28).
Mas, como o tema por aqui são os fitocanabinoides, o portal Cannabis & Saúde esteve presente para avaliar se e como palavras como “canabidiol” e “endocanabinoide” estão chegando aos dentistas.
A má notícia é que ainda há um longo caminho para percorrer. Das mais de 60 horas da programação científica, nenhuma palestra se dedica a elucidar o potencial terapêutico dos dos medicamentos canabinoides.
Mas há boas notícias. A Cannabis entrou de vez no pavilhão do CIOSP. Se não no palco principal, mas nos eventos paralelos realizados na área de feira. É o caso da Endogen, healthtech de Cannabis nascida no último dia 12 de janeiro pela união da Zion Medpharma e Tegra Pharma, que organiza uma série de palestras sobre Cannabis até o dia 28.
Na abertura, o dentista pioneiro na prescrição de Cannabis no Brasil, Guilherme Martins, foi a atração. “Fico muito feliz que a Cannabis esteja em pauta. Cada vez mais eu vejo os colegas profissionais interessados na prescrição e a ideia é justamente trazer e dispersar esse conhecimento.”
Nesta quinta-feira (26), a palestrante convidada é a cirurgiã dentista Endy Lacet, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide.
“Na odontologia, a Cannabis está engatinhando, mas em breve vai ser matéria nas graduações”, complementou Guilherme Martins. “É um caminho crescente e eu acredito que, com certeza, nos próximos anos a gente vai entrar na grade científica.”
Pós-graduação em Cannabis medicinal
A Endogen não foi a única a receber palestra do dentista Guilherme Martins no primeiro dia de evento. Martins falou aos presentes no estande das faculdades São Leopoldo Mandic sobre o primeiro curso de capacitação em odontologia canabinoide do Brasil.
“É um curso com chancela do MEC, com um corpo clínico bem qualificado, com o intuito de trazer uma formação completa para o cirurgião dentista acerca do sistema endocanabinoide, já que não é ensinado na graduação”, afirmou Martins, que é coordenador do curso.
Clique aqui para marcar uma consulta com o cirurgião dentista Guilherme Martins
“O aluno vai sair com total segurança na prescrição e saber corretamente como indicar, o que indicar e qual o produto indicado. Um curso bem completo que a gente vai trazer para suprir esse vazio no mercado.”
Novos produtos
Saber qual o produto indicar se torna cada vez mais importante na medida que crescem as opções disponíveis aos cirurgiões dentistas. “Antes a gente pensava somente no óleo, mas hoje a gente tem cremes tópicos, roll-on, um produto que pode ser utilizado em ferida aberta. É muito importante na manutenção da saúde do paciente”, diz Martins.
Uma lista que acaba de ganhar mais dois itens. Chegou ao Brasil o creme dental e o enxaguante bucal da linha Tegra Usaline contendo os fitocanabinoides canabidiol e cannabigerol.
“A TegraPharma acredita em grandes possibilidades para o mercado de Cannabis na Odontologia no Brasil. Por isso a estratégia em desenvolver produtos intraorais para que dentistas possam criar novas estratégias terapêuticas, quase sem efeito colateral”, disse Ana Gabriela Baptista, vice-presidente executiva e diretora de produtos da TegraPharma.
Martins comemorou a novidade. “São os primeiros produtos desse tipo que vão chegar em quantidade na América Latina. Eu fico muito feliz e acredito que os canabinoides vieram para suprir diversas lacunas da odontologia.”