O Dispensário completou um mês de funcionamento em Brasília. E segundo os responsáveis pela iniciativa, o primeiro mês foi “surpreendentemente” melhor que o planejado. O local tem como objetivo principal ser um ambiente de sinergia e troca de ideias sobre os distintos benefícios da planta.
Conversamos com Juliana Guimarães Santiago e Fernando Santiago, responsáveis pela iniciativa que traz no DNA a proposta de furar a bolha da Cannabis. Além disso, a dupla contou que terá um Dispensário também em São Paulo em 2023.
“Ter um espaço físico ajuda a estourar bolhas. Conseguimos ter aqui pessoas de diversos nichos. Pessoas de diferentes faixas etárias. Mas que têm algo em comum. Seja a curiosidade pelo que já existe, seja a vontade para entender caminhos de acesso e terapêuticos ou seja para experimentar produtos terpenados. Está sendo uma grata surpresa”, indicou Juliana.
Essencialmente O Dispensário oferece atendimento a pessoas interessadas em todo o ecossistema da Cannabis. O que quer dizer que abrange tratamentos médicos e terapêuticos com a planta. Mas também oferece produtos com terpenos de Cannabis, materiais de headshop e tabacaria, área de growshop, roupas e tudo o que contemple o lifestyle da Cannabis.
O local fica na Asa Norte, SQN 102, bloco C, loja 30.
A tendência dos produtos terpenados no Brasil
Enquanto uma regulamentação não acontece no nosso país vemos o crescimento de produtos terpenados como os que são oferecidos no Dispensário. Basicamente estes produtos, que podem ser cervejas, chocolates e até óleos, apresentam apenas o mesmo cheiro da Cannabis. Mas não contém nenhum tipo de canabinoide.
Esta tendência também se confirma em produtos cosméticos chamados de “Cannabis like” que não tem CBD. Não tem nenhum componente da Cannabis. Mas fazem uma mímica do efeito da planta no organismo, como indicou o responsável pela pesquisa da Euromonitor no Brasil sobre mercado da Cannabis medicinal, Rodrigo de Mattos. “É o “CBD like” por exemplo. O produto surfa a onda da tendência da Cannabis nos produtos, mas não tem Cannabis”, esclarece.
Quem também explica esta relação dos terpenos é o neurocientista e empreendedor Fabrício Pamplona no texto Bom é cochilar sob uma frondosa mangueira. “O mirceno é um monoterpeno, bem simples e que é super aromático. O encontramos naturalmente no cânhamo e Cannabis, mas também em outras plantas, como a manga, alecrim e louro”, indica Pamplona na publicação.
Por fim, vale destacar também que um estudo recente sugeriu que os terpenos podem estar por trás do “efeito comitiva” da Cannabis, pelo qual os efeitos medicinais da planta como um todo são maiores do que qualquer uma de suas partes individuais.
Agende sua consulta com uma médica ou médico prescritor de Cannabis
Se você quer começar o seu tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 250 médicos prescritores, com diversas especialidades. Mais de 9 mil pacientes já agendaram consultas conosco.