Foi um ano de avanços no setor da Cannabis no Brasil. Mesmo com entraves que surgiram, médicos e médicas do Brasil não deixaram de declarar suas perspectivas sobre tratamentos com canabinoides.
E com o objetivo de que estas palavras não sejam esquecidas, selecionamos 12 frases do ano sobre a Cannabis. E que devemos levar para 2023.
Ações do Portal Cannabis & Saúde em 2022
Fazer este compilado foi uma tarefa árdua. Já que em 2022 o Portal Cannabis & Saúde realizou mais de 50 lives, participou e acompanhou de perto eventos no Brasil, no Uruguai e em Portugal sobre Cannabis. Apresentou relatos emocionantes de pacientes que tiveram a vida transformada após começar tratamentos com canabinoides. Trouxe entrevistas exclusivas de médicos. Criou séries como “Cannabis para uma vida mais leve”, “Cannabis no Congresso” e “Cannabis nas ruas”. Mas o principal: fomos ponte através dos nossos conteúdos.
Conectamos profissionais especialistas que prescrevem Cannabis com pessoas que buscam qualidade de vida e bem-estar com a medicina canabinoide. De fato, nos firmamos no lugar de maior portal de Cannabis medicinal do Brasil, o que é uma responsabilidade mas também é motivo de muita alegria.
Vamos conferir agora as frases de 2022:
“A medicina canabinoide é totalmente diferente, por isso que ela tem que ser prescrita pelo médico, por isso que ela tem que ser acompanhada pelo médico prescritor até para dar para o tratamento dar certo. As pessoas acham também que só existe um tipo de óleo”.
Dra. Vanessa Matalobos durante a live Cannabis na pediatria.
“Quando a gente envelhece, a gente vai produzindo menos endocanabinoides. E aí, a gente entra com a Cannabis e a gente ativa o sistema endocanabinoide, que está falindo com o decorrer da idade e com o processo de envelhecimento. É normal, o nosso corpo não funciona mais como antes. Automaticamente, a gente vai ter uma homeostase desse sistema e vai ter uma melhora do apetite, melhora das dores articulares, tem o processo anti-inflamatório, a neuroplasticidade… Então, tem muita coisa boa”.
Dra. Juliana Sudário na live Saúde Mental na Terceira Idade.
“Cannabis é uma fronteira. A medicina nunca mais será a mesma”
Depoimento do médico Luiz Paulo Neto Sarmento.
“Os canabinoides vão modular nossa percepção da dor”
Em uma entrevista com o Cannabis & Saúde a anestesiologista Luana Cunha de Oliveira explicou os benefícios da Cannabis no tratamento da dor crônica e a vantagem sobre os opioides.
“O sonho do médico é exatamente fazer a diferença na vida do paciente, ter resposta terapêutica de verdade. E isso a gente consegue através da Cannabis medicinal, através da visão da medicina integrativa todo esse suporte e todo esse diferencial. A gente realmente dá qualidade de vida para os nossos pacientes”.
Dra. Ailane Araújo é a Presidente do Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinóide e Integrativa (NDMCI) e tem um papel fundamental na medicina canabinoide no Brasil. Nesta live sobre sistema endocanabinoide, a Dra. Ailane Araújo reflete sobre a medicina e explica a função do sistema endocanabinoide.
“A Cannabis medicinal pode ser utilizada para enxaqueca, ansiedade, depressão, Alzheimer, Parkinson, doenças neurodegenerativas em geral, a lista aqui vai longe. A Cannabis medicinal tem importância muito grande como um anti-inflamatório e a maioria das doenças tem ação inflamatória”.
Outro nome de peso da medicina canabinoide é o Dr. Mario Grieco. Veja aqui os 5 melhores momentos da live sobre endometriose com o Dr. Mario Grieco. Aqui no Brasil, aproximadamente 8 milhões de mulheres têm o diagnóstico da endometriose, e muitas ainda não sabem do potencial da Cannabis medicinal no tratamento da doença.
“Tem sim comprovação científica em relação à Cannabis e a odontologia. E estamos evoluindo para estudos duplo-cego e randomizados. Na odontologia temos um trabalho muito clássico que fala da dor oro facial. É um duplo-cego randomizado”.
Sorria! Cannabis na Odonto veio para ficar, segundo o que o cirurgião dentista Guilherme Martins explicou.
“A importância de falar sobre a Cannabis é total, porque é muito satisfatório para mim quanto profissional e para o paciente colher os benefícios e ter seus objetivos atingidos terapeuticamente com esse fitofármaco. Além disso, é importante até uma questão de renivelação civilizatória que o Brasil tem que passar para acompanhar países que estão mais desenvolvidos no assunto. Então é importante discutir, conversar e levar conhecimento. Pois a ignorância é o que gera o sofrimento”
Dr. Vinicius Mesquita é colunista do Portal Cannabis & Saúde e explicou sobre a imoportância de falar sobre os canabinoide aqui nesta live do Cannabis & Saúde.
“A Cannabis traz muitos benefícios para o tratamento do autismo. Pois no tratamento tradicional usamos medicações para lidar com sintomas. No caso do Canabidiol, especificamente, os estudos são com altas doses de canabidiol e um pouquinho de THC, o cânhamo, 0,3% de THC. E se viu que o canabidiol tem ação não só nestes sintomas. Mas ele tem ação multimodal, em várias frentes”.
Grande nome da medicina canabinoide, Dra. Ana Hounie explicou sobre a atuação dos canabinoides para o tratamento do autismo.
“A gente sabe que pacientes com menos de 25 anos que fazem uso frequente de maconha, prejudicam o cérebro. Isso já tem vários estudos provando. Mas quando utiliza a Cannabis com fim medicinal, tem a quantidade adequada, o médico está assistindo e orientando o paciente, é um remédio muito benéfico e com poucos efeitos colaterais se comparado com uma série de outros remédios que a gente utiliza com a mesma finalidade.”
Dr. Ibsen Damiani explicou os benefícios da Cannabis para o cérebro e os riscos do uso adulto antes dos 25 anos.
“É uma hipocrisia a discussão se a Cannabis funciona ou não”
Relato da médica Isolda Ferreira de Araujo sobre quem ainda discute, e duvida, sobre o potencial terapêutico da planta.
“O estresse crônico faz com que a gente fique mais vulnerável a doenças crônicas. Fitocanabinoides, extraídos da planta, modulam nosso sistema endocanabinoide. Na situação de estresse crônico percebeu-se que os fitocanabinoides, como CBD, o CBN ou o CBG tem propriedades para modular o nosso sistema endocanabinoide. O CBD tem efeito ansiolítico, reduzindo a ansiedade”.
A Dra. Andrea Toledo explicou como é possível tratar o estresse com Cannabis.
Seguimos juntos em 2023! Um grande ano para todos e todas nós.
Agende sua consulta para entrar 2023 com os benefícios da Cannabis
Deseja agendar uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal? Acesse nossa plataforma e faça isso agora mesmo!