Toda última quinta-feira do mês, às 16h20, tem episódio novo do Podcast Atleta Cannabis. Para marcar esta antevéspera de 2023, o triatleta amador Peu Guimarães recebeu um dos pioneiros do mercado da Cannabis medicinal no Brasil. O convidado da vez é Jaime Ozi, sócio e vice-presidente da OnixCann, controladora da Tegra Pharma, uma farmacêutica focada no acesso a produtos de Cannabis medicinal no Brasil.
Assista na íntegra pelo YouTube, Spotify e demais plataformas agregadoras de podcast.
Barra alta
Em 2019, Ozi esteve à frente da iniciativa brasileira da Spectrum Therapeutics, braço farmacêutico de uma das maiores multinacionais da Cannabis no mundo, a canadense Canopy Growth.
“Naquele momento, estava em plena expansão. Tinha aberto o capital, já era líder mundial e queriam expandir as operações praticamente pelo mundo todo”, explicou Ozi.
“Mas ela recebeu o investimento significativo de um grupo americano chamado Constellation Brands, fortíssimo na área de distribuição de bebidas, e o foco da empresa, pouco a pouco, foi mudando para produtos de consumo.”
“Por outro lado, o Canadá é pioneiro na indústria e legislação de Cannabis. A própria Anvisa esteve visitando a agência equivalente à Anvisa deles e, nesse momento, a gente acreditava fortemente que a legislação brasileira iria na mesma direção da canadense. Mas a Anvisa acabou escolhendo um outro caminho. Talvez, o caminho possível.”
“Tivemos uma grande evolução em dezembro de 2019, que entrou em vigor só em março de 2020. A RDC 327 permitiu que as empresas buscassem uma autorização sanitária. Uma permissão que a Anvisa dá, de acordo com regras bastante altas, muito exigentes.”
“Entre elas, você tem que ter o seu produto com boas práticas de fabricação farmacêutica, coisa que é muito rara nos Estados Unidos. Além de caro, tem que lembrar que a legislação americana trata a Cannabis como um suplemento alimentar, não como um medicamento.”
“A Anvisa inovou, mas puxou a barra lá pra cima. Ela é super regulamentada. Isso traz alguns problemas que empresas como a nossa continuam enfrentando. A barra é alta e nossa empresa está fazendo os melhores esforços para atender essa exigência.”
Educação canabinoide
O assunto, porém, foi muito além do que as regulamentações da Cannabis. Afinal, para ter sucesso em um mercado tão novo, é fundamental estar por dentro de tudo que tange esse universo.
“Na Tegra, a ideia de ter formação médica e tudo mais foi muito consolidada com essa experiência que tive no Canadá. Existe a necessidade de você formar os médicos. Na faculdade de medicina, não se ensina sobre o sistema endocanabinoide.”
“Esse sistema foi descoberto pelo professor Raphael Mechoulam nos anos 90 e já foi comprovado cientificamente. Não é algo que ainda é hipótese. Os receptores cb1 e cb2 foram identificados e testados e a gente sabe exatamente qual é a atuação hoje que os canabinoides tem no sistema nervoso e nos outros sistemas, desde o fio do cabelo até o dedão do pé.”
Cannabis e esportes
Por se tratar do Atleta Cannabis, Ozi discorreu também sobre os benefícios dos canabinoides para os atletas.
“O CBD tem uma ação anti-inflamatória importante, só que ele não atrapalha o treino e o desenvolvimento das fibras musculares que são estimuladas e, algumas vezes, acabam sofrendo pequenas rupturas. Isso gera um processo inflamatório, que é o processo necessário para o crescimento muscular para melhorar a performance.”
“Por outro lado, se você toma um anti-inflamatório, perde uma parte considerável do ganho muscular. Todo aquele trabalho de desenvolvimento de ganho de massa muscular, você coloca em risco de perder.”
“A gente sabe que para o atleta é inevitável que você tenha dor. Essa dor faz parte do desenvolvimento, porém, se essa dor for muito intensa, ela vai prejudicar o seu treinamento. É sempre um dilema para o atleta, para o treinador e para o médico que cuida deles o quanto eu vou medicar e o quanto eu vou deixar sem medicamento. O quanto ele vai sofrer e o quanto ele vai conseguir de performance.”
Estes são apenas alguns tópicos abordados em quase uma hora de conversa. Assista a entrevista completa pelo YouTube.
Agende sua consulta
Acesse a plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde para entrar em contato com mais de 200 médicos e profissionais da saúde, com diversas especialidades.
Em comum, todos possuem experiência na prescrição de Cannabis medicinal para pacientes com as mais variadas patologias.