Em entrevista exclusiva para a repórter do Cannabis & Saúde, Manuella Borges, o diretor-conselheiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO) defendeu o uso da Cannabis por dentistas. Desde abril de 2022, a Anvisa incluiu a categoria na plataforma de importação de Cannabis e o órgão se posiciona a favor.
Em defesa da ciência
Volpato é doutor em Odontologia e mestre em Saúde e Ambiente. Por ter essa relação contínua com a academia, ele apoia o uso de canabinoides por dentistas, desde que com base em estudos científicos.
“Eu entendo a Cannabis e os seus derivados como mais uma ferramenta dentro do arsenal terapêutico que está disponível para o profissional. Então, ele pode utilizar esse produto dentro da gama variada de outros medicamentos terapias que ele pode utilizar. Então, tudo que vem a trazer mais uma possibilidade, mais uma alternativa, fazendo sempre a ressalva de que seja com evidência científica e dentro da área de atuação do cirurgião-dentista. Sempre vem agregar e é sempre positivo.”
As evidências científicas dos benefícios dos canabinoides para a nossa saúde estão acessíveis tanto aqui no portal Cannabis & Saúde como em outros portais de divulgação científica. Isso faz com que os profissionais e os pacientes estejam bem informados sobre esse tema e procurem o CFO já com a intenção de iniciar o tratamento com Cannabis.
“Nós temos percebido uma demanda crescente de perguntas, de questionamentos de pacientes e profissionais em relação aos canabinoides, do canabidiol e todos os derivados. A gente tem percebido também, fazendo buscas nos portais de literatura científica, que várias pesquisas têm sido desenvolvidas com o uso desses produtos inclusive na Odontologia.
A gente entende, o CFO entende o canabinoide como um outro medicamento. Ele não tem um tratamento diferenciado. Ele pode ser utilizado pelo cirurgião-dentista dentro da área de atuação do cirurgião-dentista e com uma finalidade que seja embasada em literatura científica, assim como qualquer outra medicação.”
Cannabis ainda enfrenta preconceito na Odontologia
Porém, mesmo com tantas comprovações de segurança e eficácia, a Cannabis enfrenta, na Odontologia, o mesmo problema que em outras áreas da saúde: o preconceito. Volpato acredita que para superar o preconceito que as pessoas têm com Cannabis, só a informação salva.
“Eu acho que o preconceito é uma grande barreira. Por exemplo, nós temos um medicamentos opioides, que são utilizados. E, ao mesmo tempo, quando você fala em medicamentos à base de Cannabis, você tem uma barreira ainda. E essa barreira é muito em função de preconceito, de desconhecimento.
A melhor forma de você combater o preconceito é com estudo, com conhecimento, sabendo a respeito do que você está tratando, do que você está falando. Então, a informação, levar informação, levar o estudo, acho que é o caminho correto para a gente evoluir. E acho que é isso que tem acontecido.”
Definitivamente, a Cannabis chegou para somar na Odontologia. Já são diversas condições que são tratadas com canabinoides, como bruxismo, halitose, dores e até alguns tipos de câncer. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você encontra diversos médicos prescritores, inclusive dentistas. Marque já uma consulta e comece um tratamento com potencial para mudar a sua vida.