Com o crescimento da cannabis no esporte, o mercado consegue furar a bolha e se consolidar com marcas de fora do setor. Quando focamos em um assunto específico, é natural vermos cada vez mais esse assunto ao nosso redor. Eu, por exemplo, vejo o assunto de Cannabis no Esporte em qualquer lugar que olho!
Tenho a sensação que diariamente sai alguma notícia sobre esse assunto, algum atleta que começa seu tratamento, alguma notícia internacional sobre o assunto; seja uma punição por uso recreativo, alguma questão relacionada ao doping e a WADA, ou mesmo atletas
lançando marcas de CBD para recuperação muscular. Mas ultimamente, tenho reparado algo que até então não havia vivido: o apoio e suporte de marcas que não são do setor da Cannabis querendo ter essa exposição.
Digo isso porque esse domingo foi a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, onde tive o prazer de terminar em 3º lugar no Campeonato, dentro da minha categoria, e acabei conversando com muita gente que estava lá. Desde atletas profissionais, como Gabriel Klein, de apenas 22 anos, mas que está no Triathlon desde os 14; até atletas amadores que são fãs do Atleta Cannabis e queriam nos parabenizar pelo trabalho feito nesses últimos 2 anos. E nessa troca de experiências, começo a reparar que o assunto virou mesmo um trending topic dentro do Triathlon, e acabou chegando nas marcas.
Atualmente, sou patrocinado pela TegraPharma com produtos de cannabis, quem é do mercado sabe disso. Porém tenho também outros patrocinadores que, acreditem, não são do setor e querem justamente ter essa exposição. Uma marca de gel de carboidrato por exemplo,
a Mombora, que vem nos apoiando com produtos o ano todo. Um gel 100% natural, alinhado com nossa proposta como marca e posicionamento de branding.
Uma clínica de cryoterapia, a CryoClub Care, do ilustre André Martinelli, onde as sessões de crio sauna a -180ºC ativam o Sistema Endocannabinóide criando um tratamento complementar ao que já faço com cannabis.
Tem também uma das lojas mais tradicionais de bike de São Paulo, a Visual Bike, que patrocina atletas profissionais há muito tempo e esse ano me apoiou durante a temporada. Mais recentemente, fechei apoio de uma marca de terpenos, a CoolTerps, que vem me fornecendo
suas essências para que eu possa usar em conjunto com os suplementos e aumentar a performance.
Mas isso não é um Jabá! E não estou escrevendo isso para citar as marcas e dar o famoso “retorno”.
Faço questão de expor os nomes porque quero que todos saibam como o mercado vem evoluindo como um todo, e principalmente, como que esse apoio de quem é “de fora da bolha” é fundamental para que o tema da Cannabis Medicinal continue se expandindo de forma gradativa, segura, e amparada pelo nosso direito a saúde.
Hoje fico muito feliz quando vou a algum evento social, e sou reconhecido pelo trabalho do Atleta Cannabis. Ou mesmo quando sou apresentado dentro de um novo círculo de pessoas como um Atleta Cannabis, e na hora já desperta a curiosidade de todos na roda. O assunto da cannabis é algo sexy, interessante, que engaja e atrai os curiosos.
Querendo ou não, todos já tivemos algum tipo de contato com a planta, seja através do nome ‘maconha’ e todo o estigma que isso carrega, ou mesmo através de familiares, amigos ou conhecidos que fazem uso para tratar alguma patologia. É aquilo que sempre digo, todo mundo tem alguém próximo que, ou faz uso, ou poderia beneficiar-se do tratamento.
Então encerro minha última coluna do ano agradecendo, de coração, a todos que me apoiaram esse ano, de forma direta ou indireta.
Aos nossos 15.000 seguidores no Instagram, nossos patrocinadores, amigos, parceiros, amigo de amigo, conhecidos e toda a comunidade cannábica que fez essa comunidade se tornar a maior do Brasil e possivelmente do mundo!
Valeu galera! 2023 promete ainda mais! Segura!