A Copa do Mundo está prestes a começar: dia 20 de novembro a bola vai rolar no primeiro jogo do campeonato que acontece no Catar. Mas a Cannabis ficou de fora do Mundial. Pois a planta é totalmente proibida no país localizado no Oriente Médio.
Cannabis no Catar e como funcionam as leis internacionais
No Direito Internacional existe um princípio que garante que as normas nacionais se sobrepõem às regras internacionais. Logo, as regras do país são soberanas e prevalecem. E no Catar a Cannabis é proibida.
“O país só recepciona as normas internacionais se elas não forem contrárias ao seu ordenamento jurídico. Vamos usar o exemplo de bebidas alcoólicas nos países árabes. Internacionalmente, permite-se o uso de álcool, mas esses países não permitem o consumo e a comercialização do produto”, explicou o advogado Fabio Candello.
Mas e os atletas e turistas que fazem uso de produtos à base de Cannabis?
É recomendado que os atletas e turistas que fazem uso de produtos à base de Cannabis não levem seus itens. “Quem quiser entrar no Catar com o produto à base de Cannabis está sujeito a ser preso, assim como aconteceu com aquela atleta americana do Basquete na Russia”, destaca Candello.
Neste sentido, o médico Marcos Dias destaca a diferença entre não ter acesso a um medicamento em um determinado país e a sua proibição: “Uma coisa é um medicamento não ser regulamentado ou você não conseguir acesso a ele. Neste caso, se ele for com a receita médica, inclusive escrita na língua do país, ele poderia sim fazer o uso e portar esse medicamento. Mas se a Cannabis é proibida, é algo que tem uma ação criminal, é crime. Então teria mesmo problemas e não poderia”.
O potencial da Cannabis nos esportes
O técnico Tite já fez a escalação dos jogadores para Copa do Mundo no Catar. E como já vimos, a Cannabis ficou de fora. Mas como seria se ela pudesse ajudar os jogadores durante este mundial?
Cannabis para o controle da ansiedade
É fato: em uma Copa do Mundo os jogadores estão sob pressão. Muitas vezes a performance dos atletas pode ser prejudicada devido ao estresse e vontade extrema de entregar um resultado. E justamente neste momento a Cannabis atuaria no controle da ansiedade.
Ação anti-inflamatória
A Cannabis é uma ótima anti-inflamatória natural. Pois a planta é capaz de modular a inflamação. E existe uma diferença entre modular a inflamação e eliminar temporariamente, que é o que remédios alopáticos, como diclofenaco, nimesulida e ibuprofeno fazem.
Adicionalmente, Dr. Marcos, que é especializado em medicina esportiva, explica que esta diferença é crucial para a performance dos atletas:
“A Cannabis modula, ela deixa a inflamação numa quantidade que seja benéfica e que não atrapalhe o próprio hospedeiro. Ou seja, a inflamação até que se prove ao contrário, ela é uma ajuda que a gente tem do corpo ela não pode ser exagerada. A Cannabis deixa a inflamação ocorrer em níveis que vão ser benéficos para o próprio organismo. E ela vai modular a inflamação. Então ela é um anti-inflamatório modulador ao contrário dos alopáticos que eliminam a inflamação e que depois perde os benefícios desse problema”.
Cannabis é um poderoso relaxante muscular
A Cannabis é vasodilatadora. E sendo assim, ela é capaz de aumentar o que é a oxigenação na musculatura apendicular, das extremidades.
Ou seja, a Cannabis causa o relaxamento muscular. E o resultado faz também com que o paciente ou o atleta se recupere melhor do esporte realizado no dia anterior ou do esporte que acabou de realizar.
Cannabis como moduladora do apetite e do sono
A alimentação é fundamental para quem pretende alcançar uma boa performance. E vale lembrar que a Cannabis ajuda a fazer uma alimentação mais correta. Já que é moduladora do apetite.
Outro ponto imprescindível é a qualidade do sono. O Dr. Marcos explica como a planta atua melhorando a qualidade do sono, o grande recuperador de basicamente todos os hormônios que circulam no nosso corpo.
“Os hormônios seguem o ciclo circadiano. Ciclo circadiano são picos que os hormônios alcançam ao longo do dia e da noite que são essenciais para o nosso organismo. E que só em sono que a gente consegue alguns picos de alguns hormônios. Por exemplo o GH, hormônio do crescimento muito importante o pico dele noturno. O cortisol tem um pico em horários específicos, a testosterona tem picos e horários específicos também. E para você manter esse ciclo constante correto, você precisa das horas e o tempo de sono ideal. E aí a Cannabis entra novamente como uma moduladora”.
Jogos do Brasil na Copa: rumo ao hexa
Mesmo com a Cannabis fora da Copa, nós iremos acompanhar de perto os jogos. E já estamos no esquenta com a música oficial da Copa de 2022:
Confira o calendário completo, com dias e horários, dos jogos do Brasil na Copa do Catar 2022.
- Brasil e Sérvia: Dia 24 de novembro, às 16h.
- Brasil e Suíça: Dia 28 de novembro, às 13h.
- Brasil e Camarões: Dia 2 de dezembro, às 16h.
Agende sua consulta
Se você tem como objetivo dar início a um tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico prescritor. Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra cerca de 200 médicos prescritores, com diversas especialidades.