A Cannabis esteve presente nas eleições midterms, dos EUA, que ocorreram no dia 8/11. A população foi consultada em cinco estados sobre a regulamentação da Cannabis para uso adulto, sendo aprovada em 2 e rejeitada em 3.
Maryland e Missouri aprovaram a medida, enquanto Arkansas, Dakota do Sul e Dakota do Norte rejeitaram. Além disso, 5 cidades do estado do Texas também aprovaram a regulamentação da Cannabis para uso adulto: Denton, Elgin, Parker Heights, Kileen e San Marcos.
Maryland disse sim
Foi no estado de Maryland que a iniciativa pela regulamentação do uso adulto de Cannabis ganhou com mais folga. Foram 65% dos votos favoráveis à medida e 34% contra. A partir de julho de 2023, pessoas com mais de 21 anos de idade poderão adquirir produtos com canabinoides no estado.
Missouri disse sim
O estado do Missouri aprovou a regulamentação da Cannabis para uso adulto com resultado apertado. 54% aprovaram a medida enquanto 46% rejeitaram, a diferença foi de pouco mais que 100 mil votos.
A consulta do Missouri tinha uma proposta já estruturada de legislação que tem como pontos principais:
- Apenas maiores de 21 anos vão poder adquirir produtos de Cannabis;
- A quantidade máxima permitida por pessoa é de 85 gramas;
- Ao menos 144 licenças para pequenos negócios irão para pessoas mais afetadas pela proibição;
- Autocultivo de até 6 plantas em floração, 6 no vegetativo e 6 clones
Arkansas, Dakotas do Sul e do Norte rejeitaram
Nos estados do Arkansas, Dakota do Sul e Dakota do Norte a proposta para regulamentar o uso adulto de Cannabis foi rejeitada. Em 3 disputas apertadas, a iniciativa perdeu por 55, 52 e 54% dos eleitores respectivamente.
5 cidades do Texas disseram sim
De acordo com a estruturação política dos EUA, os estados e os municípios têm autonomia para legislarem sobre alguns assuntos e um deles é a Cannabis. Isso permitiu que cinco cidades do estado do Texas consultassem a população sobre o uso adulto da planta.
Nas cidades de Denton, Elgin, Parker Heights, Kileen e San Marcos o uso adulto venceu e será permitido, mesmo que as leis estaduais não permitam. Além disso, San Antonio, que é a segunda maior cidade do Texas, vai fazer um plebiscito sobre o tema em maio de 2023.
Enquanto a legalização da Cannabis para uso adulto nos EUA não acontece a nível federal, estados e municípios se organizam para entrar o quanto antes nessa indústria através das eleições. Agora, são 21 estados mais Washington D.C. que possuem legislação para o uso adulto da Cannabis.
No Brasil, o uso medicinal é permitido desde que acompanhado por um médico. Se você quer começar um tratamento com Cannabis, basta marcar uma consulta usando a nossa plataforma de agendamentos, que é fácil e rápido.