“Não pensem que o câncer não tem solução. Eu sou a prova viva disso. Estou aqui e venci”, afirmou Dra. Vanessa Matalobos após contar sua jornada que começou com o diagnóstico do câncer de mama. Passou pela descoberta da medicina canabinoide em seu próprio tratamento. E resultou em uma recuperação plena.
Se descoberto precocemente o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura. Mas o impacto psicológico em receber o diagnóstico é grande. Como lidar da melhor forma neste momento? E como a Cannabis pode ser uma potente aliada na hora de vencer esta batalha contra o câncer de mama?
Para responder estas perguntas e compartilhar a sua experiência como paciente de Cannabis medicinal e também de médica prescritora, convidamos a Dra. Vanessa Matalobos para uma das lives mais emocionantes dos últimos tempos do Cannabis & Saúde.
O diagnóstico do câncer e a Cannabis
“Descobri o câncer na amamentação. E tive que interromper a amamentação e parar a minha vida para me cuidar. E a Cannabis que me ajudou e que me ajuda até hoje. Além de prescritora sou paciente. Não sei ficar sem Cannabis na minha vida. Nem sei também ficar sem prescrever um dia na minha prática clínica. E faço isso com muita propriedade. Uso Cannabis de primeira escolha, o CFM que me desculpa. Mas quem sabe dos pacientes é o médico. É a gente que está na ponta, nós que vivemos o SUS e a necessidade imediata. Uso Cannabis por primera vez. Usei com uma criança que está há mais de dois meses sem crises. Ela tomava alopático e continuava convulsionando. Cada caso é um caso. A Cannabis tem que chegar em primeiro lugar. A Cannabis é o mais completo dos medicamentos que vejo hoje na medicina”.
A Cannabis no tratamento do câncer de mama
“Quanto mais cedo você utiliza a Cannabis no tratamento contra o câncer, mais rápido você se restabelece. Na quimio você tem muitos efeitos colaterais cruéis. E a Cannabis age no centro do vômito, na ansiedade, no psicológico e na dor do paciente. Não só física mas na dor da alma mesmo. Nós mulheres a primeira coisa que vem é “vou ficar careca”. Foi a primeira coisa que me veio à cabeça. E me preocupava como eu iria trabalhar careca. Então a Cannabis serve para vários aspectos, então a Cannabis combate efeitos colaterais da quimioterapia. Quando se fala a palavra câncer você pensa “caraca vou morrer”. Mas você vai morrer, mas assim quando você recebe a notícia você conta ao contrário: quanto tempo vou viver? A Cannabis é muito completa, traz muitos benefícios neste momento”.
A descoberta da medicina canabinoide
“Se eu não tivesse adoecido não teria descoberto a Cannabis medicinal. Temos que plantar a sementinha de cada um falar sobre Cannabis. Sempre terá alguém falando sobre alguma doença. Especificamente sobre o câncer, indique a Cannabis. A informação deve chegar a todos com relatos positivos como o meu. A Cannabis não trata só o paciente. Trata toda a família. Nós que lidamos com Cannabis sabemos que é uma medicina mais humanizada”.
Câncer de mama e a importância da prevenção
Em 60% dos casos, o câncer é percebido pela própria paciente ao fazer o toque das mamas. É por isso que a realização do autoexame é um dos cuidados necessários na luta contra a doença, como explica a Dra. Vanessa:
“O câncer de mama é como qualquer câncer de outra parte do câncer, mas como a mama é um órgão mais externo é mais fácil de ter prevenção através da apalpação. A prevenção do câncer de mama é muito importante. E o autoexame deve ser realizado pelas mulheres. É o órgão mais fácil de conseguir detectar alguma anomalia, como um líquido que não deva sair. É importante saber que um caroço, uma dor ou uma vermelhidão, e saída de alguma substância que não seja leite, são sinais de alerta. O câncer de mama é um câncer que depende de hormônio e a mulher é movida a hormônios”.
Atuação do CFM
Esta live com a Dra. Vanessa foi especial em comemoração ao Outubro Rosa. Quem acompanha as notícias do cenário da Cannabis medicinal no Brasil, sabe que o mês de outubro foi marcado também por muitas polêmicas com a Resolução 2324 do CFM. Mas a mobilização aconteceu, o CFM suspendeu a resolução que restringia aos médicos a prescrição de Cannabis. E a Dra. Vanessa não deixou de falar sobre o tema:
“O CFM foi muito desonesto com a gente, com médicos prescritores. Neste dia 18 nós não comemoramos. Depois do que aconteceu, o Dia do Médico foi muito triste. Pois ele mexeu com a cabeça de milhões de pacientes que tem muita justificativa para usar a Cannabis medicinal. Muita vida mudando. Muitos lares estão felizes de novo com a Cannabis. Com crianças que antes quebravam tudo e agora os pais voltaram a sair. O que foi feito com a população e com os médicos foi cruel. Pessoas ficaram muito preocupadas. Eu falei o tempo todo que iria passar e eu vou seguir prescrevendo, só vai me parar de se matar. Não iria parar de prescrever Cannabis. É uma onda que não tem mais como voltar atrás”.
Veja a live completa aqui.
Marque sua consulta
Se você tem uma pessoa na família que precise de tratamento à base de Cannabis, o primeiro passo é encontrar uma médica ou um médico prescritor de Cannabis medicinal. Na nossa plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde você encontra mais de 200 profissionais prescritores com diversas especialidades. Acesse agora e agende sua consulta!