Por enquanto, não é permitido que nenhuma cerveja contenha Cannabis entre os ingredientes, mas para a cervejaria Fumaçônica essa combinação acontece de uma forma única. Os rótulos produzidos pela empresa de bebidas curitibana são inspirados em variedades canábicas famosas em todo o mundo e as referências não param por aí.
Diferente da bebida produzida pela cervejaria Balbúrdia (envolvida em polêmica com a prefeitura de Blumenau e a Oktoberfest 2022), que possui aromas proveniente de terpenos. Nos produtos da Fumaçônica, a semelhança acontece graças a uma planta da família da Cannabis: o lúpulo.
Um dos sócios da cervejaria, Mario Kleina, explicou como eles alcançam aromas e sabores parecidos com os da Cannabis, porém sem usar a planta como ingrediente:
“Procuramos extrair o máximo das propriedades naturais do Lúpulo, que é o primo próximo da cannabis. A similaridade entre eles é incrivel. Desde lindos cones que se formam até as características sensoriais. São inúmeras espécies catalogadas e muitas que ainda estão sendo exploradas, trazendo diferentes perfis pra a cerveja. Além disso, o que muitos não sabem, é que o lúpulo passa por processos de extração muito parecidos com os da canabis. Gostamos muito de explorar essas variações.”
As cervejas da Fumaçônica
Breeze Blonde – uma cerveja do tipo American Blonde que é a mais suave do repertório da Fumaçônica. Faz referência à Cannabis por ser leve como uma brisa.
Flower APA – do tipo American Pele Ale, faz referência aos tipos de Cannabis ricos nos terpenos limoneno e mirceno, possui aromas florais e cítricos.
CoffeeShop IPA – Com o nome que lembra os coffeeshops que existem nos Países Baixos, essa é uma American IPA com café.
Hash Black IPA – Inspirada no haxixe, as extrações de Cannabis feitas desde a antiguidade, em uma cerveja do tipo Imperial Black IPA. Escura, viscosa e com alta concentração alcoólica de 8,4%
Kunk IPA – Uma IPA inspirada em uma das variedades mais populares de Cannabis, o skunk. Assim como a planta, a cerveja possui aroma intenso que remete a frutas tropicais e cítricas, características do terreno mirceno.
Super Kunk IPA – Uma versão mais amarga, alcoólica e aromática da Kunk IPA
Cerveja e Cannabis combinam?
Com a Fumaçônica fazendo tantas criações com essa inspiração, será que cerveja e Cannabis formam uma boa parceria? Segundo Mario, essa é uma ótima associação e que fortaleceu os laços de uma parceria antiga:
“Somos amigos de longa data e cerveja + cannabis sempre fez parte do nosso lifestyle. Desde 2011 nos reunimos todas as quartas para brindar a irmandade. Com o tempo muita gente foi somando e construímos uma verdadeira irmandade. Enxergamos ai uma oportunidade de criar uma cerveja que nos representasse.
Pra nós, a harmonização perfeita. Poder combinar uma infinidade de perfis sensoriais extraídos de elementos naturais e produzidos com todo cuidado por mãos humanas é uma experiencia incrível.”
Pensando na saúde, a combinação de álcool e Cannabis exige cuidados. Em estudo realizado pelo NIDA, instituição dos EUA que analisa abuso de drogas, identificou que quando consumimos as duas coisas, o resultado não é previsível e, geralmente, potencializa os efeitos negativos de ambas.
No entanto, temos pesquisas que demonstram como o CBD pode ajudar a reduzir o consumo de álcool. De fato, o álcool é mais nocivo ao nosso organismo do que a Cannabis e causa muito mais mortes. Por isso, temos regulamentação e fiscalização do consumo de álcool visando a redução de danos, um exemplo que poderia ser seguido para uma legislação mais avançada sobre a Cannabis.