Durante o discurso de celebração dos 100 dias de governo, o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves, anunciou que pretende propor uma lei para regulamentar o uso não-medicinal, também chamado de uso recreativo ou uso adulto, da Cannabis. No país, já existe uma regulamentação para o uso medicinal e industrial da planta, porém as leis ainda não foram publicadas.
A cerimônia, transmitida pelo canal do YouTube da Casa Presidencial da Costa Rica, o chefe do executivo do país centroamericano disse: “Já temos o regulamento do cânhamo industrial e para uso medicinal, em breve iremos assiná-lo. Mas também quero que vocês saibam que vamos promover um projeto de lei para a legalização da maconha para uso recreativo.”
Apesar de o congresso costarriquenho ter aprovado a regulamentação em março de 2022, o presidente na época, Carlos Alvarado, não publicou as leis. Durante a campanha para a eleição presidencial, o então candidato Rodrigo Chaves já se posicionava a favor da regulamentação de todos os usos da Cannabis e mencionava as experiências em outros locais como o Uruguai, alguns estados dos EUA e países da Europa.
Oportunidade para a economia da Costa Rica
A Costa Rica é um país que tem uma economia muito ligada às exportações, comercializando produtos eletrônicos e também itens da sua agricultura, além de uma grande indústria de turismo que aproveita a biodiversidade do local. A posição estratégica do país, que é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, facilita o comércio pelas vias marítimas. A localização próxima da linha do Equador também garante uma regularidade na incidência solar e possibilita um cultivo das plantas de Cannabis sem a necessidade de estufas. A entrada do país nesse mercado tem potencial para impulsionar sua economia, que vai bem e já superou os índices pré-pandemia.
Aqui no Brasil, o uso medicinal da Cannabis é regulamentado e para iniciar um tratamento é fundamental que se tenha o acompanhamento de um profissional da saúde. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você encontra mais de 200 médicos de diversas especialidades que podem te orientar nesse tratamento.