O Dia Nacional da Saúde é comemorado todos os anos no dia 5 de agosto no Brasil. A data foi estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, e tem como objetivo comemorar o dia do nascimento de Oswaldo Cruz.
Oswaldo Cruz foi um médico brasileiro e uma figura chave na luta contra a febre amarela no início do século 20.
O Dia Nacional da Saúde tem como principal objetivo valorizar e divulgar a importância da saúde para a população. Além disso, a data também serve para refletir sobre o progresso feito na área e para reivindicar melhorias no sistema de saúde do país.
A saúde é um direito fundamental de todo cidadão e, portanto, toda a população deve ter acesso a serviços de saúde de qualidade.
Para falar um pouco mais sobre esse dia, nós do Portal Cannabis & Saúde preparamos esse artigo, confira!
A importância da comemoração do dia nacional da saúde
A comemoração do Dia Nacional da Saúde em 5 de agosto tem grande importância para a população brasileira, sobretudo para os profissionais da saúde.
Através dessa data, busca-se valorizar a importância da saúde na vida das pessoas e também refletir sobre a necessidade de melhorias no sistema de saúde do país.
Além disso, a celebração deste dia também serve para exigir mais investimentos em saúde pública e chamar a atenção para os problemas que ainda existem nesta área.
Origem do Dia Nacional da Saúde
Como já dito, o Dia Nacional da Saúde tem, como objetivo, conscientizar as pessoas acerca da importância da educação sanitária. Também para promover um estilo de vida saudável. A data, 5 de agosto, homenageia o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu no mesmo dia, em 1872.
Trata-se de um personagem importante de nossa história, nome fundamental na erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil. Ele também dá nome ao Instituto Oswaldo Cruz, desde 1908, antigo Instituto Soroterápico Federal.
Em quais aspectos a saúde se divide?
A saúde se divide em alguns aspectos, que serão detalhados abaixo.
Saúde Física
A saúde física é aquela que está relacionada com o corpo, ou seja, trata-se de cuidar do corpo para que ele possa funcionar corretamente. Com isso, podemos incluir o tratamento de doenças, a realização de exercícios e atividades físicas, entre outros.
Saúde Emocional
A saúde emocional (também chamada de saúde mental) tem a ver com a parte psicológica, ou seja, com a maneira como pensamos e sentimos. Portanto, ela está relacionada com nossas emoções e como lidamos com elas.
Saúde Familiar
Quando falamos de saúde familiar, estamos nos referindo à forma como a família interage e cuida uns dos outros. Isto porque a família é um dos mais importantes sistemas de apoio que uma pessoa tem.
Saúde Social
A saúde social tem a ver com a maneira como nos relacionamos com os outros e com o meio ambiente ao nosso redor. Portanto, está relacionado a como lidamos com nossos amigos, com nossa família e com a sociedade em geral.
Saúde Profissional
A saúde profissional está relacionada à forma como lidamos com nosso trabalho e nossa carreira. Trata-se de encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para que possamos ter uma boa qualidade de vida.
Saúde financeira
A saúde financeira está relacionada à nossa relação com o dinheiro. Trata-se de aprender a lidar com o dinheiro de forma responsável e saudável, para que possamos ter estabilidade financeira.
Saúde espiritual
Já a saúde espiritual tem a ver com nosso relacionamento conosco mesmos, com os outros e com o mundo ao nosso redor. Trata-se de encontrar sentido e propósito na vida, e sentir-se conectado a algo maior do que nós mesmos.
Saúde intelectual
Por fim, a saúde intelectual está relacionada à forma como lidamos com o nosso conhecimento e aprendizado. Trata-se de estar sempre aberto a novas ideias e aprendizados, para que possamos continuar crescendo e evoluindo.
Conheça 8 dicas de saúde e bem estar
Para colocar em prática o conceito de saúde integral, listamos abaixo 8 dicas de saúde e bem estar em lembrete a esse dia nacional da saúde. Confira!
Beba muita água
Não é segredo para ninguém a importância de bebermos água regularmente. No entanto, ainda assim muita gente se esquece disso, devido à correria do dia a dia.
É importante frisar que cerca de 60% do nosso corpo é formado por água. Isto é, ela é vital para o bom funcionamento do nosso organismo.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a ingestão deve ser de cerca de 2,5 litros de água por dia. Dividindo essa quantidade por 12 horas, deveríamos beber um copo de água de 200 ml por hora.
Para não se esquecer de beber água, uma boa dica é deixá-la em um local visível, como em sua mesa de trabalho. Numa garrafinha, por exemplo. Do mesmo modo, você pode colocar alarmes em seu relógio, celular ou computador, para não se esquecer de se hidratar.
Por fim, ingerir alimentos ricos no líquido também é uma opção. Para isso, priorize alimentos como frutos, verduras e legumes, assim como sucos naturais em sua dieta.
Evite o excesso de estresse
O estresse é uma resposta do organismo a certos estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. O corpo, então, gera reações que ativam a produção de hormônios, como a adrenalina, deixando o indivíduo em alerta.
Desse modo, esses hormônios se espalham pelas células do corpo, acelerando a respiração e os batimentos cardíacos, entre outros sintomas.
Uma série de fatores podem levar alguém ao estresse. O trânsito e problemas financeiros e profissionais, por exemplo, tal como problemas de família, doenças, álcool, drogas, acidentes, insegurança, etc. Do mesmo modo, pode ser o sintoma de alguma doença. Daí, surge a produção de dois hormônios: adrenalina e cortisol.
O ideal, então, é escutar o seu corpo para perceber se o estresse está afetando a sua saúde. Além disso, saiba que há hábitos que ajudam a lidar com ele.
Um deles é relaxar, seja por meio da respiração profunda, por exemplo, como também pela yoga, meditação e terapia de massagem. Também é importante reservar um tempo para si mesmo, além de dormir bem.
Uma boa alimentação também é fundamental para encarar o estresse, assim como praticar esportes, conversar com os amigos e ter um hobby. Por fim, lembre-se de que abusar de bebidas alcoólicas, usar drogas, fumar ou comer demais não vai te ajudar a lidar com o estresse. Pelo contrário, são modos que prejudicam a sua saúde.
Tenha tempo para o lazer
Engana-se quem não vê importância em tirar um tempo para o lazer. Estudos publicados no periódico Journal of Experimental Social Psychology, aliás, indicam que a falta desse momento é prejudicial à saúde.
Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, promoveram quatro pesquisas que, juntas, revelam a importância do lazer.
Os estudos mostraram que pessoas que menosprezavam hobbies e afins tendiam a ter maiores taxas de estresse, tal como de ansiedade e sintomas depressivos.
O lazer, dessa maneira, apresenta-se como uma necessidade básica do ser humano. Capaz de aumentar o bem estar físico e mental.
Do mesmo modo, ele dá estímulo à criatividade e promove o desenvolvimento social e pessoal. Também atua promovendo a autopercepção positiva da saúde, dando maior disposição para as pessoas realizarem diferentes atividades.
Desse modo, procure saber o que lhe interessa mais para os momentos de lazer. Há inúmeras atividades, inclusive gratuitas, que podem estar ao seu alcance.
Quem se interessa por arte, por exemplo, pode se divertir com cinema, teatro, música, dança, artes plásticas, etc. Já quem gosta de atividades físicas pode praticar esportes, praticar exercícios físicos e praticar caminhadas.
Atividades intelectuais também podem ser uma boa opção. Leitura e jogos de tabuleiro são bons exemplos disso. E também há viagens, passeios, excursões, que sempre são uma boa ideia.
Faça uma boa gestão do seu tempo
Um segredo para você cuidar melhor de sua saúde é saber como administrar o seu tempo. É claro que, no dia a dia, surgem imprevistos, mas é importante tentarmos manter nossas rotinas organizadas sempre que possível.
Há tempo para dormir, tempo para comer, tempo para descansar, tempo para estudar, tempo para trabalhar, tempo para o lazer… Quando a sua rotina encontra harmonia para tudo isso, nenhuma dessas coisas fica sobrecarregada e tudo fica mais fácil.
Por isso, busque sempre se planejar e prever o que deve fazer no dia seguinte. Separe horários, busque diversificar sua rotina entre as obrigações e os momentos de lazer e tome o controle sobre o seu tempo.
Isso não quer dizer, no entanto, que você deva se tornar uma máquina. É normal que algumas coisas saiam dos eixos e que nem sempre tudo pode ser cumprido.
Do mesmo modo, não lide com o seu tempo de lazer como se fosse uma obrigação. Relaxar e espairecer a cabeça é fundamental para uma boa gestão do tempo.
Faça acompanhamento de sua saúde
Sabemos que não é nada fácil conciliar uma rotina de compromissos com o acompanhamento da saúde. No entanto, fazer exames regulares continua sendo muito importante para a saúde de qualquer pessoa.
Saiba que fazer exames médicos anualmente é de suma importância para ter uma vida saudável e longa. Isso porque, desse modo, é possível detectar problemas ainda em seu início, impedindo a progressão de doenças.
Saiba que um check-up médico completo inclui uma série de exames preventivos e físicos, que podem verificar como anda a saúde do paciente. Do mesmo modo, capaz de identificar quais riscos o paciente corre.
Muitas vezes, quando é identificado algum problema, é possível revertê-lo. Lembre-se de que muitas doenças demoram a apresentar sinais, como o diabetes, então é preciso ir ao médico regularmente.
Fazer um acompanhamento de sua saúde, além disso, fornece subsídios para viver mais e melhor. Seu médico pode lhe dizer o que é preciso ser feito para que seu organismo continue bem.
Também vale destacar que exames regulares permitem a manutenção de registros médicos contínuos. Isto é, o seu médico tem acesso a todas as demandas e cuidados que o paciente recebeu já há muito tempo.
Busque uma atividade física que você goste
Todo mundo sabe o quão é importante enfrentar o sedentarismo com a prática de atividades físicas. Ainda que seja difícil reservar um tempo a elas, devido à correria no dia a dia, qualquer pessoa que preze por sua saúde deve se preocupar com isso.
A atividade física está relacionada, de modo direto, com a melhoria na qualidade de vida. Ela reduz os riscos de desenvolvimento de uma série de doenças, como cardiovasculares, diabetes, problemas com relação à baixa imunidade, assim como transtornos emocionais.
Além disso, a prática de atividades físicas atua no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea.
Também ajuda no controle da taxa de colesterol ruim e no aumento do colesterol bom; apoia o controle da hipertensão arterial; diminui os riscos de desenvolvimento de vários tipos de câncer, etc.
Não importa, aliás, qual a sua idade. Desde crianças a idosos precisam praticar atividades físicas regularmente.
Desse modo, comece já a praticar alguma atividade física que lhe agrade. Exercícios aeróbios, como caminhada, corrida, dança e natação, também são uma boa ideia, como também os anaeróbicos, como musculação, ioga e pilates.
Seja sozinho ou em grupo, não deixe de praticar atividades físicas. A sua saúde, sem dúvida alguma, agradece.
Tenha uma alimentação e sono balanceados
Outra tarefa difícil para quem tem uma rotina corrida é se alimentar de forma adequada. Mas isso está relacionado, de modo direto, à melhoria da qualidade de vida.
Uma alimentação saudável oferece energia e bem-estar geral. Além disso, ela pode prevenir e combater doenças, assim como lhe garantir um bom desenvolvimento físico.
Se já não bastasse, quando você se alimenta bem, está ajudando o seu sistema imunológico.
O seu humor e a memória também ganham uma melhora, assim como se reduz o cansaço e o estresse, previne-se o envelhecimento precoce da pele e melhora o sistema digestivo.
Lembre-se de que é preciso consumir proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais. Não se esqueça de incluir grãos, verduras, legumes, frutas e muita água na sua dieta. Uma dieta equilibrada é a chave para uma boa saúde.
Do mesmo modo, dormir bem é importante para a sua saúde. Saiba que, durante o sono, seu organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo.
Entre elas, estão o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Também durante o sono, há a reposição das energia e a regulação do metabolismo. Isto é, dormir bem é regra para qualquer pessoa.
Por fim, fique atento: adultos precisam de 7 a 8 horas de sono de qualidade, por dia; adolescentes, de 8 a 10; crianças, de 9 a 13; e bebês de 12 a 16.
Cuide das suas emoções
Cuidar de suas emoções é também cuidar de sua saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde é muito mais amplo do que a mera ausência de doenças: é um bem estar físico, mental e social.
No que diz respeito à saúde mental, ela é muito importante para que o indivíduo possa executar suas habilidades pessoais e profissionais. Do mesmo modo, ela permite ao indivíduo o exercício irrestrito de seus direitos sociais, assim como de sua cidadania.
Sabemos que há muitos estigmas, na sociedade, com relação ao tema. Preconceitos que só perpetuam problemas. Por isso, é preciso destacar que doenças mentais não são fruto de uma mente confusa.
Além disso, procurar ajuda psiquiátrica é fundamental para qualquer pessoa que esteja passando por problemas emocionais.
Os benefícios da Cannabis Medicinal para a saúde
A cannabis medicinal, que possui substâncias como o tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), oferece muitos benefícios para a saúde. Há efeitos psicoativos, como a sensação de euforia e relaxamento, além da sensação de bem estar.
Estudos recentes, cada vez mais, mostram como o uso da cannabis medicinal pode proporcionar benefícios terapêuticos às pessoas.
Não por acaso, o CBD vem sendo usado para o tratamento de doenças como a esclerose múltipla, a epilepsia, a depressão ou a dor crônica da artrite ou da fibromialgia, por exemplo.
A Cannabis Medicinal também é capaz de trazer pontos de melhora na qualidade de vida relacionados ao bem-estar em geral. Podemos destacar por exemplo:
- Relaxamento
- Alívio da ansiedade
- Alívio de estresse
- Melhora do sono
- Recuperação física
- Alívio e tratamento de dores
- Mudança de hábitos nocivos à saúde (álcool e outras drogas)
Os benefícios, aliás, se estendem. A cannabis medicinal também pode diminuir a inflamação em doenças como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e artrite reumatoide. Também pode aliviar náuseas e vômitos causados por quimioterapia.
Estudos também revelam que ela pode ser uma aliada para estimular o apetite em pacientes com aids ou câncer, assim como auxiliar no tratamento da rigidez muscular e da dor neuropática em pacientes com esclerose múltipla.
Além disso, pode ajudar nos tratamentos da obesidade, da ansiedade e da pressão, como também diminuir a pressão intraocular. Entre outros benefícios da cannabis medicinal.
Neste Dia Nacional da Saúde, é importante celebrar os avanços da medicina em relação à cannabis. A qualidade de vida das pessoas agradece pelas pesquisas científicas.
Conclusão sobre o dia nacional da saúde
Sem dúvida alguma, a saúde é uma das principais áreas de uma sociedade. Não é por acaso, há secretarias e um ministério governamentais dedicados a ela, como também o dia nacional da saúde, que vimos a importância nesse artigo.
Refletir, sobretudo neste dia, sobre a importância da conscientização sobre ela é um dever de todos e todas.
Desse modo, é possível combater estigmas e preconceitos e promover uma educação sanitária adequada.