Alguns dos principais nomes da medicina canabinoide do Brasil e do mundo se encontram nesta semana em São Paulo para a 1ª Conferência Internacional de Cannabis Medicinal.
O evento, que será realizado entre os dias 11 e 13 de agosto no complexo de hotéis Grand Mercure e Pullman Vila Olímpia, busca ser um marco para a história da medicina ao reunir especialistas e estudiosos sobre Cannabis medicinal e sistema endocanabinoide.
“A gente conseguiu reunir de diferentes profissionais, nacionais e internacionais, que têm de fato propriedade para falar do assunto. Com anos de experiência na bagagem e altamente capacitados”, afirmou Gabriel Barbosa, biotecnólogo especialista em extração, farmacologia e isolamento de produtos naturais e membro da comissão científica do CICMED.
Conheça as atrações
Entre os convidados internacionais, se destacam alguns dos pioneiros no uso da Cannabis dentro da medicina moderna, como David Bearman, vice-presidente da Academia Americana de Medicina Canabinoide, e Mara Gordon, especializada no desenvolvimento de protocolos de tratamento da Cannabis medicinal para pacientes críticos.
Clique aqui para conhecer todas as atrações internacionais do CICMED.
Os brasileiros, porém, não ficam para trás em termos de experiência e currículo dentro do universo da medicina canabinoide. A lista é grande: Ana Hounie, Carolina Nocetti, Filipe Suzin, Guilherme Martins, Maria Teresa Jacob, Paula Dall Stella, entre outros. (clique no nome dos especialistas para conhecer mais sobre cada um deles)
Clique aqui para conhecer a lista completa de atrações nacionais do CICMED
“Os participantes podem esperar um conteúdo bem completo, com as principais áreas que tem esse beneficiado da medicina canabinoide”, afirma Barbosa. “A gente buscou trazer uma visão ampla para que todas as áreas sejam contempladas. Para que todos os profissionais, das mais diferentes áreas, saiam de lá satisfeitos com o conteúdo.”
“Com certeza vão encontrar um profissional de sua especialidade e, mesmo quem não está habituado a prescrever, vai se identificar com o conteúdo e trazer para dentro de sua prática clínica”, completou.
Curso pré-conferência
Para se certificar que todos os profissionais da saúde, independente do nível de experiência ou especialidade, sejam contemplados na conferência, a organização separou a quinta-feira (11) para um curso pré-conferência.
“Ele é focado na prática clínica e na prescrição de Cannabis. Tem o objetivo de fazer com que os médicos saiam de lá totalmente autossuficientes para prescreverem para os seus pacientes”, revela Barbosa.
“Os participantes podem esperar que saiam de lá com a autonomia para poder iniciar essa prática dentro de seus consultórios. A gente quer de fato dar o poder de escolha e o crivo que o médico necessita para que ele faça as escolhas por si próprio e faça uso da medicina canabinoide em sua prática.”
Evento independente
Essa iniciativa vai de encontro com o propósito do CICMED de oferecer um conteúdo independente, livre de qualquer amarra com a indústria farmacêutica. “Tanto na programação científica quanto no curso pré-congresso, nós não vamos abordar nenhum produto específico.”
“Por exemplo, a minha fala é sobre os tipos de produtos disponíveis, mas no sentido de composição e vias de administração, justamente porque nós queremos trazer esse conteúdo de uma maneira idônea. Munir o médico de informações para que ele possa caminhar com as próprias pernas.”
Tratado de Cannabis Medicinal
O evento também marcará o lançamento do “Tratado de Cannabis Medicinal: Fundamentos para a prática clínica”. O livro, dividido em dois volumes com cerca de 1.500 páginas no total, aborda temas como a fundamentação e o histórico da Cannabis no Brasil e no mundo, passando por métodos de extração, farmacologia, fisiologia e aplicação médica.
Organizado pela psiquiatra e representante do Brasil no Conselho Consultivo da Associação Pan-americana de Medicina de Canabinoide, Ana Hounie, é a primeira publicação desse tipo com publicação original em português.
Primeira de muitas
Tudo pensado para fornecer um conteúdo amplo e rico em informações para todos os participantes do CICMED. “É a primeira edição e a gente espera que seja a primeira de muitas”, disse Barbosa, que destacou a importância da realização de eventos como este.
“São fundamentais porque ajudam a levar a informação para um número cada vez maior de profissionais”, finaliza.
“Eles não contam com nenhum conteúdo voltado para para medicina canabinoide na grade curricular das suas formações, então, se eles não buscam essa informação em atividades extracurriculares, como congressos, simpósios, cursos que são organizados por outras entidades, se não forem atrás da informação, dificilmente a informação vai chegar sozinha.”
Faça sua inscrição
Quem ainda não garantiu sua participação na 1ª Conferência Internacional de Cannabis Medicinal, ainda está em tempo. Clique aqui para se inscrever e aproveitar a oportunidade de adentrar ou se aprofundar na medicina canabinoide.