Aconteceu na tarde de ontem a Marcha da Maconha na Chapada dos Veadeiros dentro da programação do I Encontro da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica. A Marcha foi uma organização da Associação ARTCANAB, Associação Regional de Terapia Canábica da Chapada dos Veadeiros – GO.
Primeira Marcha da Maconha na Chapada dos Veadeiros
Historicamente a humanidade marchou para conquistar direitos e mudar o status quo. Até na Bíblia fala-se sobre a importância de ‘marchar’. Fato é que as marchas ocupam um importante lugar dentro dos elementos que antecedem mudanças na nossa sociedade.
“Foi uma Marcha libertária, revolucionária e de resistência do povo da Cannabis que está batalhando pela igualdade, pelos direitos sociais, direitos religiosos e direitos medicinais, de saúde. Foi muito importante e aqui é um lugar muito aberto”, destacou Ras Kadhu Qdus participante da Marcha.
Além disso, o objetivo dos organizadores da Marcha foi não deixar no esquecimento o crime que ocorreu na Vila São Jorge em janeiro de 2022. O fato que ficou conhecido como “Chacina da Chapada dos Veadeiros” envolveu uma ação da PM, moradores e 58 tiros.
“Sair do armário verde é preciso” e as propriedades curativas da planta
Primordialmente a Marcha defende o fim do preconceito em relação à maconha. E também incentiva a conscientização dos benefícios que a planta traz para as pessoas de diferentes formas, e em diferentes tratamentos.
Neste sentido, Ras acredita que é justamente a conscientização o mais necessário neste momento no Brasil. “Tantas pessoas estão sendo beneficiadas pelas propriedades curativas da Cannabis. Na saúde, no esporte, na arte, veterinária… e para nós que fazemos música e nos inspiramos na planta também. São vários âmbitos e o contexto histórico é importante”.
Esta foi a primeira Marcha da Maconha na região e contou com a presença de mais de mil pessoas, incluindo representantes de comunidades indígenas, Krahô e Humi Kuin. Por fim, Ras confirmou que a organização da Marcha da Maconha de 2022 na Chapada dos Veadeiros já está articulando uma outra Marcha para o ano que vem. “2023 será ainda melhor”.
Encontre uma médica ou um médico prescritor de Cannabis aqui.