Na Universidade do Arizona, nos EUA, uma equipe de pesquisadores revisou os resultados de estudos envolvendo quase 2 mil pessoas e constatou que há evidências dos efeitos benéficos da Cannabis em pacientes com enxaqueca. A revisão sistemática foi publicada na revista Frontiers in Neurology e analisou 12 estudos anteriores, que identificaram o tratamento com canabinoides como seguro e eficaz para quem sofre desse mal.
Segundo a pesquisa, o uso de Cannabis reduziu significativamente as náuseas e vômitos ligados a crises de enxaqueca, após 6 meses de uso. Do mesmo modo, após 30 dias de uso, a frequência de enxaquecas por mês também caiu.
Cannabis causa menos efeitos adversos que outros medicamentos para enxaqueca
Outro dado importante é que a Cannabis foi 51% mais eficaz na redução da enxaqueca do que os outros medicamentos, geralmente prescritos para esses pacientes. Os remédios que normalmente são receitados para combater a cefaleia, como analgésicos e anti-inflamatórios, possuem efeitos colaterais desagradáveis como úlceras no estômago, náuseas, tonturas e até mais dores de cabeça. A Cannabis surge como uma opção que pode ser utilizada por longos períodos e com efeitos adversos mais toleráveis. No estudo, foram relatados eventos adversos leves em 43,7% dos participantes.
Só no Brasil, são mais de 30 milhões de pessoas que sofrem de enxaqueca e, segundo a OMS, esse número chega a 1 bilhão em todo o mundo. Essa é uma condição que pode ser incapacitante e prejudicar seriamente a qualidade de vida e bem-estar dos que sofrem desse mal.
A Sociedade Brasileira de Cefaleia alerta que se você sente dores de cabeça mais de 3 dias por mês, há mais de 3 meses, você precisa de tratamento. É a regra do “3 é demais”, que a associação divulga para a coscientização das pessoas.
Se você sofre com dores de cabeça frequentes, pode ser que você tenha enxaqueca e precisa de ajuda. Na nossa plataforma de agendamentos, você pode encontrar mais de 200 médicos que podem te orientar, inclusive neurologistas aptos a iniciar um tratamento para combater essas dores. Inicie já um tratamento transformador com canabinoides.