Você sabia que insônia e depressão estão relacionadas? As duas condições se retroalimentam de maneira negativa e prejudicam a homeostase do corpo, ou seja, o equilíbrio interno. E a Cannabis atua como um grande modulador exatamente deste equilíbrio. Por isso, tratamentos com Cannabis ajudam muito pessoas que sofrem com insônia e depressão.
“O sistema endocanabinoide ativa receptores da serotonina e modula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo”, explica Dra. Tamara Passos.
Atuação da Cannabis no tratamento da insônia e depressão
Conversamos com a médica que além de prescritora de Cannabis, já utilizou o CBD para superar o câncer, sobre a relação entre a insônia e a depressão.
Como a Cannabis atua no tratamento e na regulação do sono?
“O sistema endocanabinoide ativa receptores da serotonina e modula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo. Especificamente com a insônia ele ajuda a modelar o ciclo circadiano, que é um grande sistema que facilita o equilíbrio. Então ele ativa receptores que vão dar uma um sono mais profundo e mais duradouro. Com a vantagem de ter poucos efeitos colaterais.
Canabidiol X Benzodiazepínicos
Em vários estudos na comparação do canabidiol com benzodiazepínicos, pacientes ficaram muito melhores com canabidiol em efeitos colaterais, 80% dos pacientes preferem Cannabis do que benzodiazepínicos.
Com os benzodiazepínicos, 100% dos pacientes relatam efeitos colaterais como esquecimento, tontura, mal-estar e aumento do apetite. Já no estudo comparativo com CBD, só 40% apresentaram efeitos colaterais transitórios e poucos. Quando usado com muita concentração maior de THC”.
Tem algum relato específico para contar de um tratamento com Cannabis para tratar insônia e depressão?
“Tenho muitos relatos. Uma das razões para eu continuar e seguir no trabalho de trazer a Cannabis para a prática médica é por conta dos benefícios e resultados. As respostas são muito positivas e com poucos efeitos colaterais. Quando eu prescrevo um benzodiazepínicos, tenho que ponderar muito pelo risco dos efeitos colaterais e também a dependência. Com a Cannabis no curto e médio prazo, temos pouquíssimos efeitos maléficos. É muito raro isso acontecer. Claro,os estudos ainda estão acontecendo, né? Os grandes estudos são de longo prazo, mas mesmo assim a gente já percebe que em comparação ao que nós temos hoje na medicina alopática, o canabidiol vai entrar como uma grande opção. E principalmente para quem faz uso de diversas medicações. Enfim, e que tem outras patologias”.
Como funciona a relação depressão e insônia?
“Não é apenas com idosos esta relação. Mas funciona para todos os pacientes. Pois a insônia desregula todo o sistema neuroendócrino que equilibra o corpo. E se você sofre de insônia crônica por muito tempo, você não vai conseguir estabilizar as transmissões neurais e isso pode desencadear uma depressão”.
Insônia gera depressão
“Quem tem insônia crônica tem uma diminuição dos receptores de serotonina. E isso pode gerar a depressão”.
Depressão gera insônia
“O contrário também é verdadeiro. A depressão pode levar à insônia. Apesar de que se tenha sono na depressão não é um sono restaurador. A falta do sono restaurador que é o sono REM, que é o sono profundo, isso pode gerar várias outras doenças. Não só a depressão”.
Dupla atuação da Cannabis
Então se a insônia e a depressão estão relacionadas, a Cannabis pode atuar nos dois tratamentos?
Sim, com certeza não só pode, como ela atua. Sempre que possível a gente prescreve o óleo full spectrum, pois contém não só canabidiol. Entre os derivados, alguns atuam diretamente no sono, como CBN. É um campo de pesquisa que está se expandindo numa velocidade ótima. Então isso é muito bom, acredito que no futuro não muito distante, a gente vai ter opções de óleos específicos. Para diferentes tratamentos. Insonia, depressão, e para outras funçoes como dor, ansiedade e resposta inflamatória. O Canabidiol está se mostrando como uma excelente opção.
Tratar insônia = tratar depressão
Então quer dizer: tratar a insônia pode tratar a depressão?
Com certeza. Elas se retroalimentam em um ciclo negativo. Porque quanto mais insônia, mais depressão. Lembrando que existem diversos tipos de insônia. Tem a insônia primária que a pessoa não pega no sono, não consegue dormir. E tem a insônia secundária, quando a pessoa dorme mas tem um despertar precoce ou um sono interrompido e talvez esteja relacionado com a ansiedade. Então tratando a insônia você diminui as chances da pessoa desenvolver a depressão, sim. A Cannabis tem um amplo espectro de ação.
O portal Cannabis & Saúde conecta você a mais de 200 médicos prescritores de Cannabis Medicinal do Brasil. Encontre um médico e agende uma consulta. Busque por especialidade, patologia, valor da consulta, cidade, estado, tipo da consulta (telemedicina ou presencial) e plano de saúde.