Há mais de 100 dias em guerra com a vizinha Rússia, a Ucrânia deu o primeiro passo para regulamentar a Cannabis no país por um motivo claro: tratar o transtorno de estresse pós-traumático que o conflito está causando na população. O gabinete de ministros da Ucrânia aprovou projeto de lei que vai regulamentar a Cannabis medicinal e industrial no país, assim como as pesquisas sobre a planta.
O anúncio foi feito pelo ministro da saúde Viktor Lyashko no dia 7 de junho e ele escreveu sobre o tema em um post na sua conta no Facebook.
“Entendemos os efeitos negativos da guerra na saúde mental. Entendemos o número de pessoas que precisarão de tratamento médico como resultado dessa exposição. E entendemos que não há tempo para esperar. Portanto, já preparamos uma base legislativa para garantir o ciclo completo de produção de drogas à base de cannabis na Ucrânia: desde o cultivo e processamento até a produção completa.”
Agora, o projeto de lei vai para a aprovação dos parlamentares no congresso ucraniano. Vale lembrar que a legislação ucraniana é restrita quanto ao uso medicinal da Cannabis, apenas os canabinoides sintéticos, dronabinol e nabilone, e o extrato de Cannabis nabiximols, da GW Pharmaceuticals, são permitidos. E ainda, em junho de 2021, um projeto semelhante ao atual foi rejeitado pelo parlamento.
Toda uma população com transtorno de estresse pós-traumático
O período de mais de 3 meses de guerra com a Rússia está gerando uma crise sem precedentes na região. Mais de 6 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia e outros 8 milhões tiveram que se deslocar dentro do país. Toda essa população, mais os que não saíram de suas casas, vai conviver com os traumas desse período e, provavelmente, o estresse pós-traumático vai ser a condição de saúde mental mais iminente de cuidados.
Pensando no comércio com outros países, a entrada do país no mercado internacional da Cannabis pode gerar impacto no setor, pois a Ucrânia é uma potência agrícola, sendo um dos maiores exportadores de grãos do mundo. Sua capacidade de produção rural rendeu-lhe o apelido de “celeiro da Europa” devido ao seu solo fértil. Antes da proibição do cultivo do cânhamo, o país era um dos maiores produtores dessa commodity do planeta.
Ucranianos a favor da Cannabis
Com a necessidade de reconstruir sua economia, o cultivo de cânhamo na Ucrânia pode ser um catalizador da sua recuperação material e também da saúde mental da sua população. Ainda, segundo uma pesquisa feita pelo então candidato a presidência Volodymyr Zelensky em outubro de 2020, 65% dos eleitores ucranianos são a favor da regulamentação da Cannabis para fins medicinais.
Além da guerra, muitas situações podem deixar traumas e feridas psicológicas que podem desencadear o estresse pós-traumático. Acidentes, violência urbana, abuso sexual e catástrofes naturais podem afetar a saúde mental e provocar esse transtorno. Caso você tenha passado por um episódio desses e tenha dificuldades para seguir a vida, a Cannabis pode te ajudar. Agende uma consulta com um dos nossos especialistas em saúde mental e inicie um tratamento que pode ser o início de uma nova vida.