Na última quinta-feira, o plenário do Tribunal de Apelações do nono circuito dos EUA aprovou uma determinação que diz que os produtos que contêm delta-8 THC são legais. O parecer diz que as leis federais definem cânhamo como “qualquer parte” da planta de Cannabis incluindo “todos os seus derivados, extratos e canabinoides”, que contém menos de 0,3% de delta-9 THC no peso.
Em 2018, o cânhamo foi legalizado em todo o território dos EUA e removeu restrições para algumas moléculas produzidas pela Cannabis, incluindo o canabidiol e o canabinoide psicoativo delta-8 THC. No início do mês de maio, a FDA, agência que regula alimentos e medicamentos no país, notificou empresas que vendiam produtos com Δ-8 THC e o assunto foi parar na justiça.
Popularização do delta-8 THC
Em sua forma natural, o delta-8 THC é encontrado em pequenas quantidades na planta e possui efeito psicoativo considerado mais suave do que do canabinoide mais famoso, delta-9 THC. Assim, os produtos com Δ-8 THC são produzidos sinteticamente a partir do CBD extraído de plantas de cânhamo, criando uma brecha jurídica para produtos psicoativos em estados onde apenas produtos de canabidiol são permitidos.
O delta-9 THC, muitas vezes chamado apenas de THC, segue sendo uma substância controlada da classe I a nível federal nos EUA e proibido em muitos estados. O delta-8 surgiu como uma opção terapêutica que está sendo debatida agora no país. O DEA, órgão do Departamento de Justiça de combate às drogas, sinalizou ano passado que o Delta-8 THC seria legal, reforçando a tese de que é um produto derivado do cânhamo.
Efeitos do delta-8 THC
À primeira vista, os efeitos terapêuticos do delta-8 THC são parecidos com os do delta-9, a diferença está em gerar menos reações adversas. Dessa forma, são reduzidos os riscos de crises de pânico, paranoia e ansiedade.
As propriedades do delta-8 mais conhecidas são: anti-inflamatório, analgésico, ansiolítico, anticonvulsivante, antipsicótico, estimulante de apetite e é, também, eficiente contra náuseas e vômitos. Esses benefícios podem ser ótimos para a terapia em pacientes com câncer, Alzheimer, fibromialgia, depressão, ansiedade e epilepsia. Além disso, atletas utilizam esse canabinoide para estimular foco e resistência.
Com o delta-8-THC, surgem novas possibilidades de tratamento, e isso já é possível no Brasil para aqueles que possuem prescrição médica. Encontre um médico prescritor na nossa plataforma de agendamento e aproveite os benefícios do delta-8 THC.