A Cannabis é uma revolução, não só na Medicina, mas também no esporte. Cada vez mais atletas estão descobrindo os benefícios dos canabinoides para controle de dor, regeneração muscular e até mesmo contra a ansiedade pré-competição, entre outras possibilidades.
No ano passado, a WADA, a Agência Mundial Antidoping, retirou o canabidiol (CBD) da lista de substâncias proibidas. Isso significa que as Olimpíadas de Tóquio serão as primeiras com o composto liberado. Já o THC, que causa os efeitos psicoativos, não será mais testado fora do período de competição. E apesar de ser a substância do “barato”, o THC tem propriedades terapêuticas importantes, e, por isso, algumas ligas esportivas já estão permitindo o seu uso, caso das NBA (basquete), NFL (futebol americano) e do UFC (artes marciais).
Por esses motivos, o Cannabis & Saúde, maior portal brasileiro voltado à medicina canabinoide, lança neste 23 de junho, Dia Mundial do Atleta Olímpico, nosso projeto editorial voltado às Olimpíadas. A data é uma homenagem à criação do Comitê Olímpico Internacional, em 1894, e ganha um significado especial, já que estamos a um mês da abertura dos Jogos no Japão, que estreiam em 23 de julho.
Ao longo das próximas semanas, vamos publicar reportagens e entrevistas especiais com atletas, dos olímpicos aos amadores, médicos e demais profissionais de saúde ligados ao esporte. A curadoria de conteúdo será em parceria com o Atleta Cannabis, uma iniciativa formada por atletas que usam e divulgam informações sobre o assunto, e que tem o triatleta Fernando Paternostro à frente do projeto.
“Ficamos muito contentes aqui no Atleta Cannabis de poder fazer a parceria com o portal. Por sermos pioneiros nesse assunto no Brasil, acabamos construindo uma comunidade de pessoas que utilizam a Cannabis como meio de melhorar a própria qualidade de vida; e essa história é muito linda de ser contada! Poder compartilhar a vanguarda da Cannabis dentro do esporte nessa matéria é um prazer e um marco na história da Cannabis no Brasil.”
Entre as entrevistas previstas, está uma com um dos integrantes do Atleta Cannabis, o maratonista olímpico Daniel Chaves, que teve no canabidiol um alívio para suas dores e ansiedade. Nós também conversamos com o skatista Pedro Barros, atleta que usa e defende a Cannabis no skate – modalidade que se tornou olímpica – e que terá Pedro Barros nos representando em Tóquio.
Vamos explicar sobre as novas regras da Wada para a Cannabis e das federações que estão liberando os derivados da planta aos atletas. E sobre os tipos de produtos específicos para esportistas, como pomadas e sprays.
Ao final das Olimpíadas, todo o conteúdo produzido vai se transformar em mais um e-book da nossa biblioteca virtual.
E o mais importante: todo material será 100% livre e gratuito. É só se inscrever na newsletter do Cannabis & Saúde para acompanhar!
Para já entrar no clima das Olimpíadas e Cannabis, reveja nossa live com o médico do Esporte Dr. Flávio Formigoni sobre os benefícios dos canabinoides na atividade física.