Um dos cientistas pioneiros nas pesquisas com canabinoides e suas aplicações na medicina estará presente na 3ª edição do Medical Cannabis Summit, seminário online e gratuito que acontece entre os dias 19 e 23 de abril. Ele é o escocês Dr. Roger Pertwee, que iniciou os estudos com a Cannabis lá em 1968, quando até as pesquisas com substâncias da maconha eram proibidos.
Em 1991, numa colaboração com o professor Raphael Mechoulam, cientista israelense que isolou pela primeira vez o CBD e o THC, Roger Pertwee forneceu as primeira evidências de que o neurotransmissor anandamida, não apenas se liga aos receptores canabinóides, mas também ativa esses receptores, reforçando o argumento de que a anandamida seria um canabinóide endógeno, ou seja, produzido pelo próprio corpo humano. A pesquisa viria a resultar, anos mais tarde, no descobrimento do sistema endocanabinoide.
Pertwee realizou a primeira grande pesquisa de pacientes com esclerose múltipla que se automedicam com Cannabis.
Sua pesquisa também desempenhou papéis importantes na descoberta dos endocanabinóides com capacidade de inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas. O cientista também descobriu, junto com outros pesquisadores, que o THCV (delta-9-tetrahidrocanabivarina) tem potencial para tratar dependência de drogas, mal de Parkinson, acidente vascular cerebral, obesidade e doenças hepáticas, além de para reduzir os riscos à saúde associados ao transplante de fígado.
Atualmente, Pertwee possui vínculo com a GW Pharmaceuticals, uma gigante farmacêutica da Cannabis, produtora de medicamentos como Mevatyl (Sativex) e o Epidiolex. A empresa foi vendida recentemente por US$ 7 bilhões.
Roger Pertwee tem três diplomas pela Universidade de Oxford: bioquímica, farmacologia e ciências fisiológicas. Ele é professor emérito da Universidade de Aberdeen, onde está ativamente envolvido na pesquisa científica. Também é co-fundador da Sociedade Internacional de Pesquisa de Canabinoides (ICRS) e coordena o Grupo de Interesse em Canabinoides da Sociedade Farmacológica Britânica,
Pertwee venceu o Prêmio Mechoulam de 2002 “por suas contribuições excepcionais para a pesquisa de canabinoides”. Foi premiado ainda com a Medalha de Ouro Wellcome 2011 pela British Pharmacological Society (BPS) “por contribuições notáveis para a farmacologia, com base principalmente em realizações de pesquisa, Além disso, foi identificado pela agência Thomson Reuters em 2005 como um dos “pesquisadores mais citados e influentes do mundo”. Ele apresentou as evidências sobre a Cannabis pessoalmente na Câmara dos Lordes (o senado do Reino Unido), que publicou seu relatório sobre a Cannabis em 1998.
Frequentemente é convidado a falar sobre a farmacologia dos canabinoides em conferências internacionais. O cientista serviu no grupo de trabalho Royal Pharmaceutical Society que recomendou e ajudou a projetar ensaios clínicos com Cannabis e THC que foram realizados no Reino Unido e financiados pelo Conselho de Pesquisa Médica.
Medical Cannabis Summit
Roger Pertwee é um dos palestrantes que estarão presentes na terceira edição do Medical Cannabis Summit. O evento acontece entre os dias 19 e 23 de abril, online e gratuito. As inscrições podem ser feitas por aqui. Não perca!