Foi lançado no dia 25 de março o “Cannabis Medicinal no Brasil”, o primeiro livro no mercado editorial brasileiro a abordar o tema da Cannabis de forma multidisciplinar. Com artigos de 12 profissionais, o objetivo da obra é auxiliar os profissionais das áreas da saúde, Direito, pacientes, investidores e empreendedores a se relacionarem melhor com o assunto.
A idealização e organização da obra é do empresário Thiago Mello Callado, diretor-executivo da operadora de Cannabis XLR8 Brazil, e conta com as coordenadoras técnicas Dra. Margarete Akemi Kishi e Dra. Ana Cristina Lo Prete.
Margarete Akemi é farmacêutica graduada na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialista em homeopatia e fitoterapia. Também é advisory consultant da Ease Labs. Ana Cristina Lo Prete também é farmacêutica, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
Entre os autores do livro, estão: a médica Carolina Nocetti, fundadora da International Cannabis Academy; o economista em saúde e ex-diretor da Anvisa Ivo Bucaresky; o engenheiro agrônomo Lorenzo Rolim, consultor de produção de projetos de Cânhamo e Cannabis em diversos países; o empresário Sthefan Ferrari, um dos fundadores da startup de CBD Greenfields Healthcare; e o jornalista Marcus Bruno, editor do portal Cannabis & Saúde.
Segundo Callado, o livro traz uma visão atual por meio de análises de profissionais e as possíveis oportunidades no Brasil. A publicação aborda uma perspectiva terapêutica, farmacêutica e científica que vem modificando a maneira de pensar de milhões de pessoas ao redor do mundo sobre a planta. De acordo com o organizador, muitas pessoas desconhecem o assunto Cannabis Medicinal e, por questões pessoais, passam a estereotipar a planta associando-a a comportamentos não adequados.
“Eu também me encaixava nessa linha de pensamento e era preconceituoso quando falavam a respeito. No meu caso, comecei a me relacionar com o mercado de Cannabis por uma oportunidade de negócio e passei a estudar e melhor entender os seus benefícios, riscos, tratamentos, formas de uso, dosagem, efeitos adversos, cuidados na administração do produto. É um mercado muito promissor, que movimenta grandes recursos financeiros no Canadá desde 2012″, explica.
A partir daí, o executivo se tornou um estudioso do assunto, passando a se relacionar com especialistas internacionais do mercado.
“Entendi os pontos cruciais, terminologias e modelos de negócio. Mas o que me fez acreditar nesse mercado e em seu futuro, foi quando passei a assessorar a comercialização dos produtos e acompanhar os tratamentos com pacientes no Canadá e no Brasil. O livro Cannabis Medicinal no Brasil traz o debate, desmistifica conceitos, quebra paradigmas, esclarece terminologias, amplia conhecimentos e experiências por meio de profissionais que atuam direta e indiretamente com esse mercado”, explica.
- Capítulo 1 – A História da Cannabis Medicinal e o que ela representa
- Capítulo 2 – A Planta e sua Composição
- Capítulo 3 – Métodos de Extração
- Capítulo 4 – Farmacologia dos Canabinoides
- Capítulo 5 – Potenciais usos Terapêuticos dos Canabinoides
- Capítulo 6 – Dosagem na prática
- Capítulo 7 – Perspectivas para a Realização de Pesquisas Clínicas com Cannabis Medicinal no Brasil
- Capítulo 8 – A Perspectiva Científica do Futuro da Cannabis Medicinal
- Capítulo 9 – Visão do Paciente e Associações no Brasil
- Capítulo 10 – O Contexto Regulatório da Cannabis Medicinal no Brasil
- Capítulo 11- Cânhamo, um Universo à Parte!
- Capítulo 12 – A Cannabis Medicinal é um Negócio Lucrativo?
- Capítulo 13 – Mercado Internacional: o Canadá como Vitrine para o Mundo
- Capítulo 14 – Como o Mercado Internacional está olhando para o Brasil?
- Capítulo 15 – Empreendendo nesse Mercado
Serviço
Cannabis Medicinal no Brasil
R$ 120,00
Organizador: Thiago Callado
Coordenadoras técnicas: Ana Cristina Lo Prete e Margarete Akemi Kishi.
Editora Cia Farmacêutica, São Paulo, 2021
288 páginas (15×23 cm)
ISBN 978-65-5854-161-5
Comprar