O uso das propriedades da Cannabis no cuidado da pele não é bem uma novidade. Publicado em 1881, o primeiro livro a descrever terapias dermatológicas, “Um tratado sobre a matéria médica e terapêutica da pele”, já trazia indicações do uso de Cannabis.
Nas últimas décadas, com a retomada da ciência canábica, os benefícios só foram confirmados. Pesquisadores já demonstraram o poder antioxidante e anti-inflamatório de alguns fitocanabinoides, como o canabidiol, o canabinol e o cannabigerol.
Além disso, os terpenos da Cannabis podem ter propriedades sinérgicas com os fitocanabinoides e aumentar seus efeitos de promoção da saúde. Os compostos polifenólicos, que incluem flavonoides (flavonas e flavonóis), estilbenos e lignanas, são os grandes responsáveis pela atividade antioxidante da planta. Graças ao conteúdo de lignina, também fornecem proteção eficaz contra a radiação UV.
Cannabis contra o envelhecimento
Com isso em mente, um grupo de pesquisadores do Departamento de Tecnologia de Produtos Cosméticos e Farmacêuticos, da Universidade de Rzeszow, na Polônia, decidiu testar o efeito da aplicação de um hidrogel a base de Cannabis nas células da pele.
Os resultados foram promissores. “Além das propriedades antioxidantes previamente conhecidas, que podem ter um efeito positivo na estrutura e condição das células da pele, este trabalho também mostra outros benefícios dos extratos de Cannabis”, escreveram os pesquisadores.
“Devido à grande demanda por preparações que inibam os processos de envelhecimento da pele, o efeito dos extratos de Cannabis na hidratação da pele e a possibilidade de prevenir a degradação das fibras de colágeno e elastina aqui apresentadas indicam o valor desses extratos”, concluíram.
“A ausência de um efeito negativo na atividade metabólica e na viabilidade das células da pele indica a legitimidade da inclusão de extratos de cânhamo nas receitas de cosméticos para a pele, bem como em preparações medicinais.”