Embora o ano ainda não tenha acabado, 2021 já registra mais artigos científicos publicados sobre a Cannabis do que o recorde anterior, que era justamente do ano passado. Os dados foram compilados pelo PubMed, a plataforma de publicação de artigos científicos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
Do dia 1º de janeiro de 2021 até a quarta-feira passada (8/12), mais de 3,8 mil estudos sobre a erva foram publicados, superando os cerca de 3,6 mil artigos em 2020.
Ao todo, são quase 27 mil artigos revisados sobre Cannabis publicados desde 2010 na principal plataforma científica global, de acordo com a NORML, a Organização para a Reforma das Leis da Maconha nos EUA. Um número que explodiu nos últimos anos.
Foram 3 mil estudos publicados sobre Cannabis entre 1990 e 1999, e menos de 2 mil durante toda a década de 1980.
Sobre os estudos de 2021, muitos foram noticiados ao longo do ano pelo portal Cannabis & Saúde. Entre eles, o estudo brasileiro da USP que mostrou como o canabidiol é eficaz contra a síndrome de burnout. Teve também uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina que avaliou o canabidiol no controle da saúde mental dos médicos brasileiros envolvidos no combate à pandemia.
Fora do Brasil, a produção científica sobre a Cannabis também foi intensa. No portal Cannabis & Saúde publicamos recentemente um estudo que mostrou como a Cannabis medicinal pode reduzir sintomas da depressão. Também divulgamos a pesquisa suíça que comprovou a eficácia da Cannabis contra o câncer de próstata. E também este estudo: Cannabis na amamentação não prejudica a saúde dos bebês.
Agende sua consulta
Ou seja, não faltam estudos científicos, apesar de todas as dificuldades dos pesquisadores por se tratar de uma planta ainda proibida. Com o crescimento da procura por esses tratamentos e com cada vez mais empresas investindo nessa que é considerada a Medicina do Século XXI, a expectativa para 2022 é de novo recorde.
Se você busca tratamentos com derivados da Cannabis para si ou algum familiar, o portal Cannabis & Saúde pode te ajudar. Nós possuímos uma plataforma de agendamento de consultas, com mais de 150 médicos prescritores. Em dezembro, ultrapassamos a marca de 3 mil consultas realizadas via plataforma.
Você pode filtrar a busca por cidade, estado, especialidade médica e até o valor que você pode pagar. Agende agora a sua consulta.
Agendar minha consulta com médico prescritor de Cannabis
Caso ainda tenha dúvidas, confira nossas lives com médicos da plataforma. Já produzimos conteúdos sobre diversas condições e patologias.